Empresa

Acordo vai descongelar investimentos da Volkswagen em Taubaté

Proposta a ser votada na quarta-feira, 16, prevê implantação da plataforma MQB a partir de novembro

O Sindicato dos Metalurgicos de Taubaté, SP, informa que a Volkswagen vai descongelar os investimentos na fábrica local se for aprovada proposta negociada entre as partes ao longo das últimas quatro semanas, que dentre outros itens inclui a abertura de PDV, Programa de Demissão Voluntária, e garantia de emprego por 5 anos para quem permanecer na empresa.

O acordo será votado em assembleia que acontece nesta quarta-feira, 16, às 15h. Dentre os pontos acertados para o complexo industrial do interior paulista, o sindicato destaca a implantação da plataforma MQB a partir de novembro, produção compartilhada do Polo com São Bernardo do Campo, fabricação do Polo Track (novo Polo) exclusivamente em Taubaté, garantia de um segundo modelo para planta e compromisso de negociação com os dirigentes sindicais em caso de a Volkswagen vier a investir em substituto do Gol ou do Voyage.

“Saímos de uma situação de risco de demissão em massa para um cenário de garantia de emprego até 2025″, explica o presidente do Sindmetau, Claudio Batista da Silva Junior. “Além disso, conseguimos descongelar os investimentos para Taubaté. É um acordo que garante tranquilidade aos trabalhadores em um momento extremamente delicado da economia”.

LEIA MAIS

Na Volkswagen, quem não aderir ao PDV terá 5 anos de estabilidade

Proposta da Volkswagen a sindicatos cita corte de 4,7 mil funcionários

As negociações com os sindicatos onde está instalada começaram no dia 18 de agosto, logo após a Volkswagen anunciar intenção de cortar 35% do seu efetivo de 15 mil funcionários no País. A proposta será votada na fábrica da Anchieta, no ABC paulista, nesta terça-feira. Além da estabilidade no emprego, o acordo prevê pagamento de uma PPR, Participação nos Lucros e Resulados, de R$ 12,8 mil este ano, com reajuste pelo INPC nos anos seguintes.

Segundo o sindicato local, a Volkswagen em Taubaté conta com cerca de 3,1 mil trabalhadores. As atividades na fábrica foram retomadas no início de junho, com a volta de 1,8 mil trabalhadores após paralisação em março por conta da pandemia. No final de julho, outro grupo de cerca de 1.100 trabalhadores retornou após um período de lay-off.


Foto: Divulgação/Sindmetau

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás