Empresa

Linha exclusiva de eletricos da Kia terá sete modelos até 2027

Primeiro modelo chegará aos principais mercados mundiais já no ano que vem

O primeiro automóvel concebido pela Kia  exclusivamente para propulsão elétrica a bateria (BEV) será lançado mundialmente em 2021. O veículo é também o primeiro passo do plano de eletrificação da marca coreana, que pretende concentrar ao menos 25% de suas vendas globais em carros elétricos até 2029.

Para chegar a esse índice, além do CV, nome-código do primeiro modelo, outros seis automóveis exclusivamente elétricos de vários segmentos serão lançados até 2027, revelou o presidente e CEO da KiaMotors, Ho Sung Song. Contudo, o CV, previsto para vários mercados, indicará a linha evolutiva do design que será adotada nos demais veículos dedicados.

Durante evento na fábrica da marca em Hwasung, na Coréia, o executivo apresentou os esboços da futura linha e revelou que a ambição da Kia é estar entre as marcas líderes de veículos elétricos em todo o mundo. Pelas imagens,   serão carros convencionais, como hatches e sedãs, e também SUVs,

A Kia vendeu mais de 100 mil BEVs em todo o mundo desde o lançamento, em 2011, do Ray EV, primeiro elétrico da montadora produzido em massa. Segundo a estratégia mundial ‘Plan S’ da Kia, anunciada no início de 2020, a marca terá 11 modelos até 2025, somando atuais e futuros. No mesmo período, os BEVs já devem representar 20% das vendas da marca na Coréia, América do Norte e Europa.

A linha de BEVs da Kia contará com veículos urbanos, para viagens de longa distância e até de desempenho esporitvo. A Plataforma Modular Elétrica Global (E-GMP) será readequada para oferecer maior espaço interno em todas as categorias.

A eletrificiação dos veículos será acompanhada de várias ações da empresas em outras áreas, como serviços. A marca já trabalha, por exemplo, em serviços de assinatura e programas de leasing e aluguel de baterias, além de outros negócios relacionados a baterias de ‘segunda vida’.

LEIA MAIS

→ Kia inicia a venda do Bongo 2021

→ Kia lidera pesquisa de qualidade nos Estados Unidos

A expansão das infraestruturas de carregamento é pré-condição para a popularização dos VEs ,segundo a montadora. Na Coréia, inicialmente, a rede concessionárias da marca contará com 1,5 mil carregadores até 2030 e o próprio Hyundai Motor Group, proprietário da Kia, instalará 120 carregadores ultrarrápidos até 2021 em centros urbanos e ao longo de rodovias que ligam as principais cidades do país.

A montadora também está instalando outros 2,4 mil carregadores na Europa e perto de 500 na América do Norte junto com seus revendedores.

E mais estações de recargas serão criadas à medida que o mercado de elétricos crescer em vários países. Contribuirão para isso investimentos da Kia como o já anunciado na IONITY, empresa europeia especializada em carregamento de VE de alta velocidade.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás