Ofuturo da mobilidade sustentável no Brasil no cenário pós-coronavírus foi tema do primeiro webinar promovido pela Bright Consulting, com apoio da ABDI, Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, como parte do Projeto AutomotiveRestart, cujo objetivo é debater os desafios do setor automotivo no País.
Com a participação de Igor Calvet, presidente da ABDI, Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting, Ana Cristina Costa, chefe do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade, Aeronáutica e Defesa do BNDES, e Ricardo Abreu, CTO da Bright Consulting, o webinar promovido nesta quinta-feira, 16, abordou os problemas atuais, como a alta ociosidade da indústria automotiva no mundo, e também maneiras de se aproveitar as potencialidades do Brasil.
Cardamone foi enfático ao dizer que o mercado brasileiro de veículos reagiu mais rápido do que se previa no começo da pandemia, destacando ser este o momento de se buscar uma rota para o setor e garantir a competitividade da indústria brasileira no futuro.
Foi consenso entre os participantes a necessidade de se investir em mobilidade sustentável sem desconsiderar as caraterísticas do País, incluindo-se aí a disponibilidade do etanol. Na avaliação de Ricardo Abreu, o País não precisa ter as mesmas soluções que as existentes em outro países, como por exemplo o uso prioritário de veículos elétricos:
“Temos um leque grande de opções quando o tema é mobilidade e precisamos considerar não só todas elas, mas principalmente a combinação delas”.
Ana Cristina, do BNDES, falou nessa mesma linha, destacando que é preciso pensar em soluções próprias para o Brasil. Ela destacou a importância do Rota 2030, que foca em segurança veicular, mais tecnologia embarcada e também na melhoria ambiental.
Na avaliação do presidente da ABDI, o Rota 2030 é uma das melhores políticas automotivas do mundo. Quando à mobilidade sustentável, apoiou tudo o que foi comentado pelos demais participantes, enfatizando que “precisamos ser o motorista de todos esse processo”.
O webinar desta quinta-feira, que teve a mediação de Cassio Pagliarini, é o primeiro de três que estão programados dentro do Projeto AutomotiveRestart, lançado pela Bright Consulting no mês passado.
LEIA MAIS
→Bright Consulting propõe debate sobre o futuro do setor