Indústria

Bright Consulting debate a mobilidade sustentável no Brasil

Mercado de veículos no País reage mais rápido que o esperado, mas desafios ainda são grandes

Ofuturo da mobilidade sustentável no Brasil no cenário pós-coronavírus foi tema do primeiro webinar promovido pela Bright Consulting, com apoio da ABDI, Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, como parte do Projeto AutomotiveRestart, cujo objetivo é debater os desafios do setor automotivo no País.

Com a participação de Igor Calvet, presidente da ABDI, Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting, Ana Cristina Costa, chefe do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade, Aeronáutica e Defesa do BNDES, e Ricardo Abreu,  CTO da Bright Consulting, o webinar promovido nesta quinta-feira, 16, abordou os problemas atuais, como a alta ociosidade da indústria automotiva no mundo, e também maneiras de se aproveitar as potencialidades do Brasil.

Cardamone foi enfático ao dizer que o mercado brasileiro de veículos reagiu mais rápido do que se previa no começo da pandemia, destacando ser este o momento de se buscar uma rota para o setor e garantir a competitividade da indústria brasileira no futuro.

Foi consenso entre os participantes a necessidade de se investir em mobilidade sustentável sem desconsiderar as caraterísticas do País, incluindo-se aí a disponibilidade do etanol. Na avaliação de Ricardo Abreu, o País não precisa ter as mesmas soluções que as existentes em outro países, como por exemplo o uso prioritário de veículos elétricos:

“Temos um leque grande de opções quando o tema é mobilidade e precisamos considerar não só todas elas, mas principalmente a combinação delas”.

Ana Cristina, do BNDES, falou nessa mesma linha, destacando que é preciso pensar em soluções próprias para o Brasil. Ela destacou a importância do Rota 2030, que foca em segurança veicular, mais tecnologia embarcada e também na melhoria ambiental.

Na avaliação do presidente da ABDI, o Rota 2030 é uma das melhores políticas automotivas do mundo. Quando à mobilidade sustentável, apoiou tudo o que foi comentado pelos demais participantes, enfatizando que “precisamos ser o motorista de todos esse processo”.

O webinar desta quinta-feira, que teve a mediação de Cassio Pagliarini, é o primeiro de três que estão programados dentro do Projeto AutomotiveRestart, lançado pela Bright Consulting no mês passado.

LEIA MAIS

Bright Consulting propõe debate sobre o futuro do setor


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

“Não temos pressa para crescer”

Luis Fernando Pedrucci, CEO da Renault, anunciou o início das vendas dos carros Geely no…

% dias atrás

Anfavea aponta risco de investimentos no País encolherem

Falta de regulamentação do Mover também contribui com a ameaça; a VW amplia investimento e…

% dias atrás

Kia Brasil recebe prêmio por satisfação do cliente no pós-venda

Operação brasileira se destacou entre todas as da marca na região da América do Sul,…

% dias atrás

Kia tem no DNA inovação e sustentabilidade

Produtos e operações da marca coreana são pautados para contribuir por um planeta melhor

% dias atrás

Indústria brasileira de motos avalia impacto do tarifaço de Trump

No primeiro trimestre, foram exportadas 1.300 unidades off-road para o mercado estadunidense

% dias atrás

Iveco e Foton assinam acordo de cooperação para Brasil e Argentina

Parceria reforça a colaboração entre as marcas iniciado no ano passado com foco em eletrificação

% dias atrás