Indústria

Autopeças: reposição reage mais rápido na pandemia.

As vendas em julho cresceram 34,9% sobre junho e no ano a queda é de 13,7%, ante o recuo de 44% no caso das montadoras

O Sindipeças acaba de publicar em seu site o balanço do mercado brasileiro de reposiçao de autopeças em julho e no acumulado do ano, mostrando que esse é o segmento com melhor performance nestes tempos de pandemia.

Enquanto as vendas para as montadoras e também as exportações despencaram, respectivamente, 44,2% e 42,7%, nos primeiros sete meses deste ano em relação ao mesmo período de 2019, o aftermarket retraiu apenas 13,7% nesse comparativo.

O faturamento oriundo do aftermarket, com aplicação de média móvel trimestral, registrou forte alta de 34,9% na passagem de junho para julho e ficou mais próximo ao do mesmo mês do ano passado do que o relativo às montadoras e exportações. A queda, nesse caso, foi de apenas 6,2%.

LEIA MAIS

Exportações das autopeças recuam 34% até julho

Indústria de autopeças mantém processo de recuperação

Autopeças demitem e projetam queda de 30% em 2020

Em seu relatório da pesquisa conjuntural, divulgado no início deste mês, a entidade já havia destacado o mercado de reposição como o que vinha sofrendo menos com a pandemia da Covid-19. A receita proveniente das montadoras caiu 34,8% no comparativo de julho com o mesmo mês de 2019, índice que chegou a 36,1% no caso das vendas externas em dólares.

Na variação acumulada em 12 meses, que sinaliza melhor a tendência para o ano como um todo, a queda do mercado de reposiçao é de apenas 5,1%. Esse índice supera 25% nos negócios OEM e chega a 33% nas exportações.

No relatório do mercado de reposição, o Sindipeças separa as transações na área de veículos leves e pesados. O faturamento com as autopeças destinadas ao reparo de automóveis e comerciais leves teve alta de 38% em julho sobre junho e registra redução de 15,6% no acumulado do ano.

Em caminhões e ônibus, a alta mensal foi de 29,5% e houve queda de apenas 10%. no comparativo dos primeiros sete meses de 2020 com idêntico período de 2019.


Foto: Divulgação/Sindirepa

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás