As vendas em julho cresceram 34,9% sobre junho e no ano a queda é de 13,7%, ante o recuo de 44% no caso das montadoras
O Sindipeças acaba de publicar em seu site o balanço do mercado brasileiro de reposiçao de autopeças em julho e no acumulado do ano, mostrando que esse é o segmento com melhor performance nestes tempos de pandemia.
Enquanto as vendas para as montadoras e também as exportações despencaram, respectivamente, 44,2% e 42,7%, nos primeiros sete meses deste ano em relação ao mesmo período de 2019, o aftermarket retraiu apenas 13,7% nesse comparativo.
O faturamento oriundo do aftermarket, com aplicação de média móvel trimestral, registrou forte alta de 34,9% na passagem de junho para julho e ficou mais próximo ao do mesmo mês do ano passado do que o relativo às montadoras e exportações. A queda, nesse caso, foi de apenas 6,2%.
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Em seu relatório da pesquisa conjuntural, divulgado no início deste mês, a entidade já havia destacado o mercado de reposição como o que vinha sofrendo menos com a pandemia da Covid-19. A receita proveniente das montadoras caiu 34,8% no comparativo de julho com o mesmo mês de 2019, índice que chegou a 36,1% no caso das vendas externas em dólares.
Na variação acumulada em 12 meses, que sinaliza melhor a tendência para o ano como um todo, a queda do mercado de reposiçao é de apenas 5,1%. Esse índice supera 25% nos negócios OEM e chega a 33% nas exportações.
No relatório do mercado de reposição, o Sindipeças separa as transações na área de veículos leves e pesados. O faturamento com as autopeças destinadas ao reparo de automóveis e comerciais leves teve alta de 38% em julho sobre junho e registra redução de 15,6% no acumulado do ano.
Em caminhões e ônibus, a alta mensal foi de 29,5% e houve queda de apenas 10%. no comparativo dos primeiros sete meses de 2020 com idêntico período de 2019.
Foto: Divulgação/Sindirepa
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