Empresa

Mercedes-Benz Truck adianta os próximos passos em produtos

Dentre as novidades apresentadas na Alemanha, novo Actros de entrada recebeu cabine desenvolvida no Brasil

Caso não tivesse sido cancelado devido à pandemia da covid-19, o Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha, estaria abrindo seus portões. Como forma de preservar a tradição, ainda que de maneira online, a Mercedes-Benz Trucks apresentou em coletiva global de imprensa na quarta-feira, 23, sua programação para produtos e serviços para o ano que vem e futuro próximo.

A lista de novidades apresentadas por Stefan Buchner, chefe global da Mercedes-Benz Trucks começa com o novo Actros F, um caminhão de entrada cuja cabine foi desenvolvida no Brasil, a mesma do novo Actros oferecida por aqui.

Para os transportadores europeus será alternativa de modelo com altura menor de acesso ao habitáculo e flexibilidade para múltiplas aplicações. A linha cobrirá necessidades com 17 variantes configuradas com tetos baixo ou alto. Estará disponível a partir de janeiro do ano que vem para 24 países do continente e outros mercados de fora.

Com o Actros F a marca ainda passará a oferecer contratos de serviços de manutenção baseados em distâncias percorridas, do tipo quem roda menos, paga menos.

Para janeiro de 2021, a Mercedes-Benz Trucks também se programa para começar a atender os pedidos do Actros Edition 2, uma série especial limitada a 400 unidades. Para o modelo, a fabricante reuniu seis pacotes de equipamentos e acessórios, o que totaliza 40 itens extras. O produto procura atrair o caminhoneiro que tem o caminhão como um segundo lar, que procura segurança, conforto e horas de lazer.

Com visão que busca eliminar acidentes, a fabricante evoluiu com Side Guard Assistent, sistema que identifica obstáculos, pedestres e ciclistas na lateral direita do caminhão. O recurso agora, além de alertar o motorista, será capaz de frear, independentemente da ação do condutor. Uma estreia na indústria automotiva planejada para junho de 2021.

No pacote de apresentações, Buchner reforçou a agenda para p veículos comerciais livres de emissão de carbono. O primeiro a entrar em linha produção em série no ano que vem, na unidade de Wörth, na Alemanha, será o eActros. O caminhão 100% elétrico atenderá operação operações de distribuição urbana, com autonomia de 200 km.

“Não quero entrar em detalhes, mas posso garantir que entregaremos uma solução com desempenho, eficiência e segurança que ultrapassarão o que foi apresentado até agora pela frota de testes.”

A empresa também trabalha em uma versão elétrica do Econic, caminhão projetado para aplicações urbanas, especialmente na coleta de resíduos. Os testes deverão começar no ano que vem e entrar em linha de produção no seguinte.

Os próximos da fila, com produção prevista para 2024, será o eActros LongHaul, elétrico para operações de até 500 quilômetros com uma única carga, e para até a segunda metade da década, o GenH2 Truck, caminhão a hidrogênio, empacotando a estratégia da empresa.

“Somente a combinação das duas tecnologias oferece a solução para qualquer utilização. Existe uma regra bem simples. Para menos carga e trajetos mais curtos, a bateria é a escolha certa. Para cargas mais densas e rotas mais longas, o hidrogênio é melhor alternativa”, resumiu Buchner. “Somos capazes de avançar rapidamente porque os caminhões elétricos e pesados terão uma plataforma comum em termos de trem de força.”

LEIA MAIS

→Daimler apresenta caminhão movido a hidrogênio

→Daimler cria empresa para células de combustível


Fotos: Mercedes-Benz Trucks/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás