Mercado

Assobrav: 95% da rede Volkswagen já está digitalizada.

Presidente da associação das concessionárias revela que 5 mil Nivus foram vendidos de forma virtual

O processo já caminhava antes da Covid-19, mas ganhou força e gerou negócios no período mais crítico da pandemia, quando as medidas de isolamento social restringiram as operações físicas das concessionárias do Pais. Do início do ano até agora, o índice de digitalização da rede Volkswagen passou de 40% para 95%, oferecendo ao cliente da marca a possibilidade de realizar uma compra 100% virtual.

“Podemos ir até o consumidor, levar os óculos de realidade virtual e colocar ele dentro de qualquer produto Volkswagen”, lembra César Fernando Álvares de Moura, presidente da Assobrav, a associação que representa os concessionários da marca. São os recursos do DDX, Digital Dealer Experience, que permite ainda ao cliente configurar o veículo em tela touchscreen da forma que desejar.

Concessionario do Grupo Savol, do ABC paulista, e eleito para o mandato 2020/2021 da Assobrav, Moura aborda diferentes temas nesta entrevista ao AutoIndústria, desde a forma como a rede atravessou o periodo crítico da crise até conquista da liderança de mercado pela Volkswagen, o que atribui ao portfólio mais amplo e, principalmente, às novidades lançadas pela marca em plena pandemia.

Com 481 pontos de venda representados por 213 grupos econômicos, a rede Volkswagen não teve baixas neste ano, não reduziu quadro de funcionários e até houve melhoras em seus resultados, segundo revela Moura: “Em janeiro, 15% da rede operava sem lucro, ou seja, no equilíbrio ou com prejuízo. Esse índice caiu para 8% em julho”.

Ele atribui as melhorias nos resultados da rede aos novos produtos da marca, com ênfase para o Nivus, às medidas de redução de custos e também ao aumento da digitalização. No geral, segundo o empresário, as concessionárias utilizaram a medida provisória 936, com a adoção de redução de jornada e suspensão temporária do contrato de trabalho, dentre outras ações.

“Não tivemos fechamento de nenhuma concessionária”, comenta Moura, lembrando que a Volkswagen foi a que teve menos queda de vendas no início da pandemia e também a que teve retomada mais rápida a partir de junho, o que contribuiu para a consquista da liderança nos últimos meses.

Ele reconhece que o mercado brasileiro reagiu mais rápido do que se previa inicialmente, admitindo, inclusive, que no caso da Volkswagem a demanda, em alguns produtos, está maior do que a oferta. “No caso do Nivus, lançado em junho, 5 mil unidades foram vendidas 100% de forma virtual e as entregas do produto ainda estão em curso. Quem quiser comprar o modelo agora, só deve receber daqui uns 30 dias”.

No caso do T-Cross, “também um sucesso de vendas”, de acordo com o presidente da Assobrav, há  opções para pronta entrega, mas dependendo das especificações exigidas pelo cliente a espera para receber o produto pode chegar a 10 dias. O modelo

LEIA MAIS

GM cai para o terceiro lugar no ranking de agosto

Volkswagen inicia pré-reserva do T-Cross Sense 2021

VW projeta recuo de suas vendas menor do que o do mercado em 2020

Moura lembra que por causa da pandemia ainda há fornecedores em processo de retomada de abastecimento e há limitações nas linhas de montagem por causa das medidas de distanciamento social, dentre outras.

Quanto ao novo consumidor no pós-pandemia, o presidente da Assobrav acredita que haverá espaço para todo tipo de venda, tanto a presencial como a online, o mesmo que ocorrerá na área de serviços.

Com relação à retomada do mercado nos níveis pré-pandemia, ele avalia que tudo  vai depender do desenrolar da economia brasileira. Tem fatores favoráveis, como a taxa de juro mais baixa, mas tem questões como o desemprego e o fechamento de empresas que certamente afetam as vendas. No caso da Volkswagen, ele acredita ser possível retomar 90% dos patamares pré-Covid já no ano que vem.


Foto: Divulgação/Assobrav

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás