Em evento online transmitido por meio do Youtube, a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, realizou nesta terça-feira, 29, o Annual Supplier Conference & Awards 2020, reconhecendo seus melhores fornecedores em 20 categorias e também as empresas solidárias no combate à Covid-19.
Além de prever uma aceleração da recuperação do mercado a partir de agora, seus dirigentes aproveitaram o evento para mostrar que o cenário é de crescente necessidade de localização de produção de componentes e subcomponentes no Brasil, tanto pela questão cambial como pela necessidade de ampliar a competitividade da indústria local.
O diretor de compras da FCA para a América Latina, Juliano Almeida, revelou inclusive que a empresa pretende conversar com outras montadoras, via Anfavea ou individualmente, para buscar a nacionalização de itens como câmbio automático, que tem demanda crescente no País e hoje é 100% importado.
“Já fizemos algumas abordagens com fornecedores globais, que alegam ser um investimento muito alto. Mas se colocarmos na mesa um volume expressivo o negócio pode se tornar viável”, comentou o executivo.
LEIA MAIS
→“O pior já passou”, destaca presidente da FCA
Na sua avaliação, o mercado automotivo brasileiro tende a se recuperar mais rápido do que se previa, o que tem levado a FCA a conversar muito com os fornecedores para que atentem para sua capacidade produtiva e se preparem para assegurar entregas em volumes crescentes nos próximos meses.
Além da transmissão automática, há vários outros itens passíveis de nacionalização, como câmera de ré e frontal e vários outros componentes eletrônicos. “Temos de focar na reindustrialização”, resumiu Almeida.
O índice de nacionalização supera 90% no caso da Fiat e está na faixa de 55% na marca Jeep. Quanto maior a localização, também maior a chance de os fornecedores exportarem para outras empresas do grupo, tema que também tem sido abordado pela FCA.
Com relação à recuperação do mercado, o executivo lembra que no começo da pandemia a empresa estimava tem uma queda de 36% no volume total de compras este ano. Agora a projeção é de 22%. Ele reconheceu que a FCA enfrenta alguns problemas com fornecedores, principalmente com aqueles que dispensaram pessoal e agora estão com dificuldades para acompanhar a demanda das montadoras.
Além disso, teve aumento de custo por causa da componentes que tiveram de ser importados com pagamento de frete aéreo. “A FCA está em um processo de recuperação acima da média do mercado. A demanda pela nova Strada nos surpreendeu, foram mais de 26 mil unidades vendidas em três meses. Nossa previsão era chegar no final do ano com uma produção de 440 unidades/dia e agora já estamos estimando 650”.
O diretor de compras também falou do aumento do preço do aço e de outros metais utilizados no setor, o que tem gerado elevação dos custos difícil de repassar para o preço final do produto: “Somado a isso a desvalorização do real, que eleva os gastos com componentes importados, a indústria automotiva acumula uma inflação de 8% em um ano”.
Prêmio anual
O Annual Supplier Conference & Awards 2020 é um prêmio que reconhece as empresas que se destacaram pelo compromisso na entrega de valor com inovação, qualidade, garantia, competitividade, alinhadas aos princípios fundamentais da FCA de colaboração proativa, melhoria contínua, integridade, empatia e advocacia, pensamento de longo prazo, transparência mútua, senso de urgência e responsabilidade pessoal.
Além de cumprimentar todas as empresas finalistas na premiação, o diretor de compras destacou na cerimônia online os três pilares fundamentais na parceria com os fornecedores: posicionamento da FCA como o cliente preferencial dos fornecedores, foco na comunicação e transparência e redirecionamento da relação comercial tradicional de compra e venda para um modelo de parceria de negócios.
Os vencedores do Annual Supplier Conference & Awards 2020 | |
CATEGORIA | VENCEDOR |
Foundational Principles | Gestamp Argentina |
Chassis | Mando Corporation do Brasil |
Sistemas de Motores | Denso Sistemas Térmicos do Brasil |
Serviços | Rev Brasil Adaptação Veicular |
Capex | GME Aerospace |
Materiais Indiretos | Guhring Brasil Ferramentas |
Carroceria | Itaesbra Indústria Mecânica |
Matérias-primas | PPG Industrial do Brasil |
Powertrain | Aisin AW Co |
Mopar | Shell Brasil Petróleo |
Interiores | Iber-Oleff Brasil |
Elétricos e Eletrônicos | Yazaki do Brasil |
Supply Chain Management Inbound | Expresso Nepomuceno |
Supply Chain Management Outbound | Sada |
Supply Chain Management IRF | Jas Sonave |
Inovação | MTA Brasil Indústria |
Digital | Take |
Sustentabilidade | Lear Corporation |
Otimização de Valor | Yazaki do Brasil |
Fornecedor Argentina | Tiberina Automotive Argentina |
RECONHECIMENTO AOS PARCEIROS EM AÇÕES CONTRA A COVID-19 |
Comau |
Seris |
New Tech |
Jabil |
Sada |
Lidermac |
Tiberina |
FMM |
Jas Sonave |
Denso |
PMC |
Adler |
Ventana |
Revestcoat |
PSMM |
Transac |
Senai/Fiemg |
Furlong Brasil |
Saint Gobain |
Brose |
Pirelli |
Lear |
Azul |
Foto: Divulgação/FCA
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024