Empresa

“O pior já passou”, destaca presidente da FCA

Durante premiação dos fornecedores, Filosa convoca todos a deixar o pessimismo no passado: "O otimismo é nosso motor".

Com ênfase na mensagem de que o o pior já passou e o pessimismo deve ficar no passado, o presidente da FCA, Fiat Chrysler Automobiles, para a América Latina, Antonio Filosa, aproveitou o Annual Supplier Conference & Awards 2020 para mandar um recado aos fornecedores: “Temos de começar a ser relativamente mais otimistas. O otimismo é o nosso motor”.

O executivo fez questão de frisar que a FCA manteve todos os investimentos programados para o Brasil, apenas alongando por um ano o prazo para aplicação dos R$ 16 bilhões, que agora vai até 2025. Reconheceu que a crise ainda é profunda, mas adiantou haver sinais consistentes de retomada, em ritmo mais acelerado do que se previa no início da pandemia.

O presidente da FCA confirmou três novos SUVs, sendo dois da Fiat e um da Jeep, além de uma picape, quatro reestilizações de modelos em linha e três MCAs, a renovação mais significativa de modelos. Terá também o lançamento da marca Ram no mercado de luxo.

No encerramento do evento que premia os melhores fornecedores e que este ano foi realizado de forma virtual, Filosa lembrou que, além de novos veículos, virão novos powertrains, mais serviços conectados, sistemas de manufatura 4.0, inovação e capacitação de pessoas. E convocou os fornecedores a pensarem em investimentos conjuntos para aumentar a competitividade da indústria nacional.

“Vamos pensar junto o Brasil. Este momento permite a busca por maior índice de nacionalização e queremos atrair novos fornecedores para o Nordeste e também para Córdoba, na Argentina.

Pela primeira vez revelou que os dois novos motores turbo que serão produzidos no Complexo de Betim, MG, serão nas versões 1.0 e 1.3. Dentre outras novidades, tem ainda uma transmissão automática CVT e novas soluções em conectividade, por meio da central multimídia, telas maiores e novas experiências para os usuários.

A FCA também programa investir em sistemas de direção autônoma e trará ao Brasil os primeiros veículos elétricos das marcas Fiat e Jeep, além de continuar acreditando no etanol. Filosa citou pesquisa desenvolvida em conjunto com o Google sobre o novo perfil dos consumidores de automóveis.

Segundo ele, 48% dos entrevistados já tinham planos de comprar um carro. Outros 52%, no entanto, passaram a ter essa vontade a partir da pandemia. Seja pelo chamado consumo celebração, ou seja, concretizar um sonho sempre adiado, seja pelo advento do home-office, que permitirá a muitos trabalhar fora dos centros urbanos, ou ainda para fugir do transporte público.

“Nós podemos nos posicionar em todos esses segmentos que podem ter maior procura a partir de agora. Isso vai resultar em novas e maiores demandas aos fornecedores, que tendem a fortalecer e adensar a cadeia de valor ao longo do processo de retomada do crescimento das vendas de veículos no cenário de superação gradual dos efeitos econômicos da pandemia”, conclui o executivo.


Foto: Divulgação/FCA

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás