Após atingir a vice-liderança em agosto, a nova Fiat Strada conquistou em setembro o topo do ranking dos veículos mais vendidos no Brasil, desbancando o Chevrolet Onix, títular absoluto por muito tempo.
A picape emplacou 11.842 unidades no mês passado, desempenho decisivo para levar a Fiat à liderança no ranking por marcas, seguida pela Volkswagen e, em terceiro lugar, a General Motors. De acordo com o diretor da marca Fiat, Herlander Zola, a produção da Strada dobrou nos últimos três meses, passando de 6 mil para 12 mil unidades/mês.
Mesmo assim há fila de espera tanto nas vendas diretas, que chega a 60 dias, como no varejo, por volta de 30 a 40 dias. Segundo o executivo, o modelo tem atraído clientes de hatchs e sedãs de várias marcas, inclusive da própria Fiat. “Tem cliente que tinha Palio e agora está comprando a picape”.
A Strada é a única picape do mercado brasileiro a subir no topo do pódium quando o assunto é venda por modelo no Brasil. Já havia liderado esse ranking por três vezes em 2014. Graças à ela picape, a Fiat atingiu 19,7% de participação no mês passado, com 39.074 emplacamentos. A Volkswagen ficou em segundo lugar, com 33.978 unidades comercializadas e fatia de 17,1%.
Com 31.762 unidades e 16% do mercado total de automóveis e comerciais leves, a GM ficou na terceira posição. A marca Chevrolet, que até o período pré-pandemia manteve a liderança dos últimos anos, já havia perdido o primeiro lugar para a Volkswagen em julho e agsosto.
O ranking das dez marcas mais vendidas é complementado pela Hyundai (16.726 emplacamentos e 8,4% de participação), Toyota (13.360 e 6,7%), Ford (12.462 e 6,3%), Renault (11.952 e 6%), Jeep (11.764 e 5,9%), Honda (8.696 e 4,4%) e Nissan (5.857 e 2,9%).
Na lista dos modelos de maior demanda, o Volkswagen Gol foi o terceiro mais comercializado em setembro e na sequência vieram Hyundai HB20, Fiat Argo, Onix Plus, Chevrolet Tracker, Jeep Compass, Ford Ka e Jeep Renegade. Com isso, a FCA, emplacou quatro modelos entre os dez mais vendidos, dois da marca de origem italiana e dois da estadunidense.
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