Primeiro SUV argentino da marca terá motor 1.4 TSI brasileiro
Em evento online transmitido de Buenos Aires, Argentina, para cerca de 40 países das Américas do Sul, Central, do Norte e do Caribe, a Volkswagen apresentou na noite desta terça-feira, 13, o Taos, seu mais novo utilitário esportivo. Fabricado na Argentina, tem previsão para ser lançado em diversos países da América Latina, incluído o Brasil, somente no segundo trimestre do ano que vem.
Aqui, o novo Volkswagen brigará entre os utilitários esportivos médios, como o líder de mercado Jeep Compass. Na linha Volkswagen, preencherá a lacuna hoje existente entre o brasileiro T-Cross e o mexicano Tiguan Allspace. A montadora não revelou os preços que deve praticar no Brasil, mas o SUV não deverá fugir de R$ 130 mil a R$ 160 mil, até para não roubar vendas dos próprios “irmãos” da marca acima e abaixo.
O Taos, a rigor, é uma versão regionalizada para as Americas — será vendido também nos Estados Unidos, mas produzido México — do chinês Tharu. É o primeiro SUV da montadora a sair da linha de montagem de General Pacheco e adota a plataforma MQB, a exemplo do T-Cross brasileiro.
Segundo Pablo Di Si, presidente e CEO da montadora na América Latina, para produzir o Taos e outros modelos sobre a nova plataforma, a veterana planta argentina passou por um longo processo de modernização, que inclui uma nova linha de pintura. No total, já considerando o projeto do SUV, foram consumidos US$ 650 milhões.
O desenho ddo quarto utilitarío esportivo da Volkswagen fabricado na América Latina não difere muito do que se vê em veículos da concorrência ou até mesmo na própria linha Volkswagen. É até conservador diante, por exemplo, do recém-lançado Nivus.
O único motor anunciado também não é grande novidade. Ao contário, é conhecido de outros modelos e fabricado em São Carlos, interior de São Paulo: o 1.4 TSI de 150 cavalos de potência, que no caso brasileiro será flex e acoplado à tranmissão automática de seis velocidades.
Dentre os principais itens de série que devem compor inclusive as versões para cá, o SUV contará com sistema de frenagem automática de emergência com detector de pedestres, piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de partida em rampa, faróis inteligentes e lanternas em LED, carregador de celular por indução e o multimídia VW Play, lançado com o Nivus e já presente no T-Cross.
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