Produto

Sucesso de mercado, T-Cross supera 100 mil unidades produzidas

Modelo da Volkswagen lidera o segmento de SUVs e tem um quarto da produção exportada

Foi rápido, bem rápido! Ainda mais levando-se em conta que nesse período a Volkswagen foi forçada, em decorrência da pandemia da Covid-19, a manter suas linhas inoperantes por cerca de dois meses. Mesmo assim, a montadora precisou de apenas 18 meses para alcançar o marco de 100 mil unidades do T-Cross fabricadas desde sua apresentação, em abril de 2019.

O primeiro utilitário esportivo brasileiro da marca sai da linha de montagem de São José dos Pinhais, PR, e já é o segundo automóvel mais vendido da Volskwagen no Brasil. De janeiro a setembro, acumulou 42 mil licenciamentos, menos somente do que o Gol, carro de entrada da marca, que ultrapassou 46 mil emplcamentos.

Melhor ainda, o T-Cross assumiu a liderança do segmento de SUVs, o maior do mercado interno, responsável por um terço das vendas de automóveis. Com 12,1% de participação, superou o Jeep Renegade (36,4 mil licenciamentos), modelo que vinha dominando entre os SUVs com larga margem desde 2016.

E em julho, uma ainesperada cereja do bolo: o T-Cross foi também o automóvel mais vendido do País, colocação antes nunca alcançada por um utilitário esportivo.

Com T-Cross, o recém-lançado Nivus, que também utiliza a plataforma MQB, e do importado Tiguan, a Volkswagen  viu sua participação entre os SUVs crescer 50% em 2020 — dos 10,4% registrados em 2019 para 10,5% de janeiro a setembro.

LEIA MAIS

Volkswagen Taos chega no segundo trimestre de 2021

T-Cross é o líder de vendas em julho

A marca, que sustentava acirrada disputa com a Honda pelo terceiro lugar no ano passado, ultrapassou a Hyundai (9,9%) e abriu folgada distância este ano. Já começa a chamar a atenção da líder Jeep, estacionada na faixa de 20% de participação.

Lá fora também —Perto de 26 mil unidades dos 100 mil T-Cross fabricados, um quarto portanto, seguiram para fora do Brasil. O SUV já roda em 19 países da América do Sul, América Central e Caribe.

O mais recente mercado é o da Bolívia, onde os SUVs já representam 41% das vendas, muito acima da média da América Latina, estimada pela Volkswagen em 16%. A montadora, porém, projeta robusto crescimento da participação na região nos próximos cinco anos, para algo próximo de 37% dos negócios.


Fpoto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás