Empresa

VWCO registra 1 milhão de veículos produzidos no País

A fábrica de Resende teve papel preponderante, ao responder por mais de 850 mil unidades do volume alcançado em 25 anos de atividades

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de registrar 1 milhão de veículos produzidos no Brasil desde que iniciou operações, ainda apenas como Volkswagen Caminhões, em 1981. A milionésima unidade foi representada pelo 29.520, integrante da recém-lançada família de caminhões Meteor, linha que colocou a fabricante para disputar o chamado segmento de extrapesados.

Dos primeiros 11.130 e 13.130, modelos de estreia, produzidos nas antigas instalações da Chrysler, no ABC Paulista, aos novos Meteor, a fabricante percorreu um caminho vitorioso. Chegou a liderar vendas de caminhões por anos consecutivos e se mantém na ponta em categorias como as de leves, médios e semipesados.

Pelo retrovisor, o Complexo Industrial de Resende (RJ) exerceu papel de destaque na história da montadora. Ao completar 25 anos, desde a instalação da fábrica, resultado inicial de US$ 250 milhões, já foram aportados R$ 5,5 bilhões na unidade, em cinco ciclos consecutivos de investimentos, o que inclui os recentes R$ 500 milhões do programa de R$ 1,5 bilhão previsto para ser finalizado em 2021.

“Esse recorde de produção é fruto dos nossos esforços constantes desde o início das nossas operações em 1981, mas sobretudo a partir de nossa instalação em Resende, em 1995, com uma fábrica laboratório”, conta Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Ao longo dos últimos 25 anos, investimos continuamente para garantir um processo produtivo com tecnologia de ponta. O mais recente ciclo de investimento tem grande parte dos recursos focada no lançamento dos novos extrapesados Volkswagen.”

Para a linha Meteor, a VWCO aportou R$ 1 bilhão destinado ao desenvolvimento do produto, nacionalização de componentes e processo fabril, além de área exclusiva para produção. A nova família passa a engordar os números de Resende, onde já forma produzidos 434 mil caminhões da gama Worker, mais de 253 mil Constellation, 142 mil Delivery, 11 mil cavalos-mecânicos da marca MAN e 160 chassis para ônibus.

A operação de Resende inaugurou no País o chamado Consórcio Modular, modelo no qual fornecedores integram as linhas de produção. No caso da unidade do sul-fluminense são parceiros com presença física a Maxion, a Meritor, a Suspensys, a Powertrain – joint venture formada pela Cummins e MWM, a Aethra, a Carese e a Kroschu. Sistema semelhante está sendo instalado para a operação com os caminhões elétricos e-Delivery.

LEIA MAIS

→VWCO investe R$ 1 bilhão no projeto dos caminhões Meteor

→VWCO inicia validação da produção do e-Delivery

→VWCO celebra 25 anos do anúncio da fábrica de Resende


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás