Acordo encaminhará automação de direção nível SAE 4 em versão do Freightliner Cascadia
A Daimler Trucks e a empresa de tecnologia Waymo anunciaram na terça-feira, 27, parceria estratégica global para introdução de direção de autônoma de nível SAE 4 em caminhões. O foco de desenvolvimento será baseado em versão exclusiva do pesado para longas distâncias Cascadia, da Freightliner, marca do grupo Daimler nos Estados Unidos.
A Waymo tem acordos semelhantes com outras montadoras, dentre as quais Volvo e Jaguar, além de ter iniciado com a Google projeto de direção autônoma em 2009. Ao longo do tempo, a empresa já acumula mais de 30 milhões de quilômetros de experiência em vias públicas em 25 cidades dos Estados Unidos.
As companhias entendem que a direção autônoma proporcionará mais segurança e eficiência ao transporte rodoviário de carga. Com nível SAE 4, o veículo já é capaz de dirigir e tomar decisões, embora ainda não permita ausência do motorista.
“Nos últimos anos, alcançamos um progresso significativo em nosso roteiro global para trazer caminhões altamente automatizados para a estrada. A parceria estratégica com a Waymo, líder em direção autônoma, damos mais um importante passo nesse sentido”, diz em nota Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG.
“Estamos promovendo soluções de engenharia que buscam acima de tudo aumentar a segurança e ajudar nossos clientes a melhorar a eficiência dos negócios”, completa Roger Nielsen, presidente e CEO da Daimler Trucks North America.
LEIA MAIS
Grupo Traton busca caminhões autônomos com a TuSimple
Foto: Daimler Trucks/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.