Empresa

Volvo inicia testes de caminhões pesados elétricos

Dois modelos participam do projeto, um deles como guindaste e outro como betoneira em serviços para canteiros de obras na Suécia

A Volvo dá mais um passo na eletrificação do transporte de carga logo após anunciar produção em série de caminhões elétricos semipesados. A fabricante inicia neste mês os primeiros testes caminhões elétricos pesados em operações reais.

A Swerock, empresa sueca fornecedora de materiais e serviços para construção civil, operará um caminhão FM 100% elétrico como betoneira no transporte de concreto e um FMX dotado de guindaste em obras dentro de centros urbanos.

O projeto encaminha avaliações de desempenho do trem de força, disponibilidade dos veículos e eficiência do sistema de recarga das baterias. Conforme destaca a Volvo, operações de transporte na construção civil exigem caminhões mais potentes e robustos, necessidade que também vale para os modelos elétricos.

“Nossas soluções elétricas precisam atender às demandas de alta produtividade e disponibilidade de nossos clientes. Testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks.

Os testes responderão como os caminhões elétricos poderão aumentar a eficiência do transporte ao mesmo tempo em que reduz impactos prejudiciais ao ambiente, desde o baixo nível de ruído à ausência de emissão de gases poluentes.

As avaliações também ajudarão a entender como será a eletrificação nas tarefas do dia a dia, “considerando ciclos de operação, capacidade de carga, disponibilidade dos veículos, autonomia e outros parâmetros”, enumera Ebba Bergbom Wallin, gerente de negócios de eletromobilidade da Volvo Trucks.

A Swerock é um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a indústria da construção civil da Escandinávia. Possui mais de 360 pedreiras e 60 usinas de concreto. A empresa também trabalha com reciclagem, para reduzir a necessidade de extração de materiais novos e assumir a responsabilidade ambiental por todo o ciclo de sua operação.

LEIA MAIS

→Volvo ensaia eletrificação em caminhões pesados

→Volvo começa a vender caminhões elétricos na Europa


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás