Tecnologia

FCA lançará “smart cars” da Fiat e Jeep no Brasil em 2021

Conectatividade embarcada permitirá serviços comuns hoje aos celulares

Os primeiros carros totalmente conectados da FCA, Fiat Chrysler Automóveis, chegarão ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2021. A montadora, que não revelou quais dos veículos da Fiat, Jeep e Ram serão os pioneiros, oferecerá nível de conectividade embarcada ainda inédito em veículos no mercado nacional.

Para colocar seus “smart cars” nas ruas brasileiras, a montadora estabeleceu parceria com a TIM Brasil. “No futuro, todos os nossos veículos serão conectados. E muito rapidamente”, antecipa André Souza Ferreira, Chief Information Officer da FCA para a América Latina.

Os automóveis e comerciais leves das três marcas do grupo, explica o executivo, sairão da fábrica com eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo e cobertura 4G da TIM. Bastará ao proprietário ativá-lo. FCA e TIM, porém, ainda não revelaram a forma como cobrarão o serviço dos usuários nem os valores.

A conectividade prevista permitirá, por exemplo, até por comando de voz, pagar uma conta, fazer transferências bancárias, comprar algum serviço ou produto de empresas parceiras que se incorporarão à plataforma — já são conhecidas a Visa e o Mcdonald’s — ou dispor de comodidades como, à distância, dar a partida no veículo ou ligar o ar-condicionado.

Consumidor e veículo estarão conectados também com a própria rede de concessionárias das marcas. Sensores conectados identificarão eventuais falhas e informarão fábrica e revendas, o que facilitará e agilizará diagnósticos e reparos.

LEIA MAIS

→ FCA compartilhará pesquisas no IPT Open Experience

Jeep retoma vendas mensais de 2019, seu melhor ano, e ganha participação

“O carro conectado criará uma experiência digitalizada e personalizada do usuário, que terá acesso a serviços e tecnologias integradas, fáceis de usar e seguras, mudando a forma como o veículo é utilizado e como os ocupantes se relacionam com tudo o que está ao redor”, enfatiza Ferreira.

ComO já acontece com os smaRtphones, a atualização de softwares e aplicativos se dará automaticamente pela nuvem e a integração com assistentes pessoais. A tecnologia embarca nos veículos da FCA já será adequada também para a cobertura 5G.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Moura lança baterias de lítio de 12V e 48V na Automec

Produtos já estão sendo negociados no Brasil e a de 48 V já foi homologada…

% dias atrás

BorgWarner prepara produção de nova linha de baterias

Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2026, empresa já testa protótipos em Piracicaba…

% dias atrás

CNH triplicará centro de distribuição no Centro-Oeste

Estrurutra terá 8 mil m² para reduzir em 50% tempo das entregas

% dias atrás

Setor de transporte impulsiona o consumo de alumínio

Indústria de veículos pesados absorveu 116 mil toneladas no ano passado, 15% da demanda nacional

% dias atrás

Mercedes-Benz coloca seu micro-ônibus no campo

Chassi LO 916R Fretamento Rural é alternativa para transporte em estradas de terra e pisos…

% dias atrás

Acea: venda de automóveis na Europa fecha o 1º trimestre estável

Híbridos dominam as entregas com participação perto de 44%

% dias atrás