Produto

Sob novo protocolo, Latin Ncap reprova segurança do Kia Picanto

Compacto, que não é vendido no Brasil, não obteve qualquer estrela

O primeiro resultado de 2020 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP,  sob o novo protocolo de avaliação não foi nada positivo para o Kia Picanto. O modelo coreano que já não é vendido no Brasil desde o ano passado e que na configuração avaliada nunca foi ofertado aqui, não obteve qualquer estrela.

O Picanto avaliado dispunha de airbag apenas para o motorista como equipamento padrão, o modelo teve 0% de proteção para adultos, 29% para crianças, 51% para pedestres e 7% em assistência à segurança. “Nem o Sistema Antibloqueio de Freios (ABS) nem o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) são padrão”, destacada comunicado da entidade.

Os airbags laterais para a cabeça não estão disponíveis nem como equipamento opcional. “O possível equipamento de airbag frontal duplo não melhoraria a classificação do modelo, já que a proteção do ocupante adulto continuará a pontuar abaixo da porcentagem mínima para atingir até mesmo uma estrela”, pondera a entidade.

É decepcionante que um fabricante global de veículos como a Kia ofereça o Picanto com seis airbags, proteção para pedestres e ESC padrão por € 8,7 mil nos mercados europeus, sendo que na América Latina o veículo proporciona níveis tão baixos de segurança, e nem sequer a segurança do veículo comercializada na Europa é oferecida como opcional”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.

O modelo foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicote cervical e proteção para pedestres. No impacto frontal, o tórax do motorista e do passageiro obteve um resultado de proteção ruim. No impacto lateral, o tórax apresentou proteção insuficiente.

O teste de chicote cervical também mostrou proteção deficiente, mostram os números. O impacto lateral de poste não foi executado porque o veículo não tem proteção lateral padrão para a cabeça.

LEIA MAIS

→ Linha exclusiva de eletricos da Kia terá sete modelos até 2027

→ Latin NCAP rebaixa nota de segurança do HB20

O Picanto não está em conformidade com os Regulamentos da ONU sobre Proteção de Pedestres, segundo o Latin NCAP, que não recomenda a compra de veículos sem ESC, airbags laterais de corpo e cabeça e carros com notas zero e uma estrela.

“É inaceitável que o mesmo fabricante tenha esse padrão duplo. Para que isso deixe de acontecer, é necessário que os governos promovam as informações independentes e transparentes do Latin NCAP ao consumidor e, assim, melhorem os níveis de segurança dos veículos da região”, completa Ricardo Morales, presidente do Conselho de Administração da entidade.


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás