Além dos FL e FE já oferecidos, o transportador europeu poderá optar por versões movidas a bateria dos FH, FM e FMX
A transição para um transporte livre de emissão de carbono anda a passos largos, ao menos parece ser esse o ritmo das fabricantes de veículos comerciais na Europa. Em poucos meses foram anunciados diversos projetos focados na eletrificação de caminhões, casos da Scania, da Daimler Trucks, da DAF e da Volvo, com início de testes em campo de veículos pesados em operações no setor da construção.
A própria Volvo agora dá mais um passo ao anunciar na quinta-feira, 5, linha completa de caminhões elétricos já a partir do ano que vem. Assim, além dos semipesados FL Electric e FE Electric, modelos para distribuição urbana e coleta de resíduos produzidos desde 2019, o transportador europeu passará a ter opções movidas a bateria nas linhas FH, FM e FMX.
De acordo com a Volvo, a decisão assenta mais um tijolo nas metas da empresa de oferecer toda sua gama de produtos sem dependência com combustíveis de origem fóssil até 2040. Nas estimativas aa fabricante, o caminhão elétrico para longas distâncias, o mais complicado considerando autonomia, deverá estar pronto na segunda metade desta década e será movido a hidrogênio.
Para o presidente da Volvo Trucks, Roger Alm, é necessário fazer uma transição rápida dos combustíveis fósseis para alternativas como a eletricidade em vista a reduzir o impacto do transporte no clima.
As condições e a velocidade da mudança, no entanto, variam muito entre transportadores e mercados, além de variáveis como incentivos fiscais, infraestrutura de carregamento e tipo de operação. “A maior parte das empresas de transporte vai efetuar a transição para a operação elétrica por fases. Na prática, muitas terão uma frota mista, com caminhões movidos por diferentes combustíveis durante algum tempo ainda”, resume Alm.
Ainda não há programação para oferta de caminhões elétricos da marca nos mercados latino-americanos. Fora da Europa, apenas na América do Norte a fabricante encaminha início das vendas do VNR Electric em dezembro próximo.
LEIA MAIS
→Volvo inicia testes de caminhões pesados elétricos
→Fábrica de ônibus da Volvo produz somente com energia de fontes renováveis
→Os primeiros Volvo elétricos chegam às ruas da Suécia
Foto: Volvo Trucks/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País