Mercado

Mercado de máquinas agrícolas e rodoviárias no azul

Vendas de equipamentos cresceram 1,6% de janeiro a outubro

Faltando ainda dois meses para o encerramento do ano já é possível assegurar que o mercado interno de máquinas agrícolas e rodoviárias será o único do setor automotivo a se “salvar” em 2020.  Na pior das hipóteses, fechará estável diante de 2019.

Mas é bem mais provável que o segmento fechará mesmo no azul, ainda que com ligeiro crescimento. De qualquer forma, uma vitória e tanto em período de pandemia e desarranjo econômico.

Passados os dez primeiros meses, as vendas acumuladas chegaram a 37,8 mil unidades, 1,6% a mais do que em igual período do ano passado. Os fabricantes colocaram no campo e canteiros de obras no mês passado 4,5 mil unidades, 5% a menos do que em setembro, mas 7,2% a mais do que no mesmo mês de 2019.

Em outubro, a Anfavea reviu sua projeção para 45,9 mil unidades negociadas em 2020, crescimento de 2,9%. Assim, o desempenho inferior com relação a setembro, assegura agora a entidade, não indica reversão do crescimento registrado nos últimos meses. Deve-se, sim, à sazonalidade do segmento.

Historicamente, as vendas de colheitadeiras ganham maior destaque no último trimestre devido a proximidade da preparação para o início da colheita da safra do ano seguinte. Segundo a Anfavea, só o agronegócio é responsável por até 25% das vendas de máquinas no Brasil.

A exemplo do mercado interno, também a produção do segmento tem tido desempenho melhor — ou menos pior — a o de automóveis, caminhões e ônibus, mesmo com as exportações recuando 31,1% no ano, para somente 7,2 mil máquinas.

Em outubro foram fabricadas 4,9 mil unidades, segundo melhor resultado mensal de 2020, atrás somente das 5,1 mil máquinas registradas em julho, e 9% a mais do que em setembro.

Em dez meses, saíram das linhas de montagem 38 mil unidades, 18% a menos do que no mesmo período do ano passado. Como a Anfavea projeta recuo da produção anual de apenas 4% sobre as 53,1 mil máquinas de 2019, o ritmo das linhas deve ser acelerado no bimestre final.

LEIA MAIS

→ Showroom virtual da Case coloca produtor rural dentro das máquinas

→ CNH Industrial estimula exportações dos fornecedores

→ Fundada há 75 anos, JCB investe e amplia linha de máquinas


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás