Van sairá da fábrica da Nordex a partir de 2021. Parceiras investirão US$ 50 milhões.
AFord encerrou a produção de caminhões no Brasil no ano passado, mas não desistiu integralmente de vender veículos comerciais no país nem na América do Sul. Nesta terça-feira, 10, a montadora anunciou a produção da van Transit no Uruguai a partir de 2021. Principal objetivo: aproveitar a crescente demanda do segmento no mercado brasileiro, o maior da região.
O retorno da Ford ao Uruguai após 35 anos foi revelado em encontro de Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou. “É um marco importante da Ford para transformar suas operações em um negócio sustentável na América do Sul”, afirmou a montadora em nota.
Na verdade, a Transit, que conta com versões de passageiros, carga e chassi-cabine em outros mercados, sairá da fábrica do tradicional grupo local Nordex, que ao longo de 50 anos já fabricou veículos leves e pesados de diversas marcas.
Para isso, as duas empresas investirão conjuntamente US$ 50 milhões e estimam criar 200 empregos diretos para montar o modelo nas versões de passageiro e carga em regime CKD.
Curiosamente, a Nordex produz atualmente três potenciais concorrentes da Transit de carga no Brasil: os furgões Peugeot Expert e Citroën Jumpy e o caminhão leve Kia Bongo. Em 2021, além do próprio utilitário da Ford, a empresa se dedicará a montar também a picape Peugeot LandTrek.
Segundo a Ford, a Transit tem sido o veículo comercial mais vendido na Europa nos últimos cinco anos e já acumula 10 milhões de unidades negociadas em todo o mundo. No Brasil, foi oferecida, importada da Europa, a partir de 2008 até a metade desta década, mas com tímido desempenho de vendas.
LEIA MAIS
→ Ford conclui venda da fábrica de SBC
→ Ford Ranger acumula 900 mil unidades produzidas na Argentina
Foto: Divulgação
O modelo respondeu por 6% dos emplacamentos totais do mercado
O mercado, ainda assim, deve retornar ao patamar pré-pandemia; a análise da fusão de marcas…
Reunião com Evandro Maggio é parte da estratégia da montadora de manter diálogo sempre aberto…
Feriados no meio da semana prejudicam movimento nas concessionárias no final do mês
Considerando cenério econômico/político e "feeling" de balcão, Arcelio Jr. estima alta de 5%, ante os…
Marca bávara tem melhor resultado de vendas em uma década