Empresa

PSA implanta projeto piloto de home office

Vice-presidente de RH revela que aprovação no Brasil chegou a 90% e empresa acaba de criar o tíquete teletrabalho

Teletrabalho, home office, trabalho remoto, trabalho a distância. Denominações não faltam para a nova prática adotada pelas empresas para garantir o necessário distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, que tem tudo para virar rotina no setor automotivo a partir de agora.

Dentre vários estudos em andamento, o Grupo PSA saiu na frente e no início deste mês,  ao recomeçar suas atividades no escritório de São Paulo, implantou projeto piloto pioneiro na América Latina com seus colaboradores se revezando no local e mantendo média de apenas 30% de presença física durante a semana.

Entusiamada com os resultados alcançados até agora, Lindaura Prado, vice-presidente de Recursos Humanos América Latina do Grupo PSA, diz haver algumas desvantagens no teletrabalho, mas nada que não seja administrável. Até porque as vantagens para o funcionários e a empresa são bem maiores do que as desvantagens.

“É uma herança positiva que a pandemia vai deixar”, comenta a executiva, informando que a empresa realizou pesquisa sobre o home office nos 23 países onde opera (40 mil pessoas), com 90% de índice de aprovação no Brasil ante média mundial de 75%.

Na sua avaliação, a aprovação maior em países da América Latina tem a ver com aspectos culturais,  dentre os quais a questão da segurança. “A gente privilegia a segurança e a qualidade de vida. E, sem dúvida, o teletrabalho é positivo nesse sentido”.

Os três principais benefícios apontados pelos colaboradores brasileiros na pesquisa foram: economizar tempo no deslocamento para o trabalho, equilíbrio entre vida profissional e pessoal com ganho em flexibilidade organizacional e redução de custos.

A novidade é o tíquete teletrabalho

Com os 1,2 mil mensalistas do grupo no Brasil trabalhando em casa desde março, a empresa realizou uma série de ajustes para adaptação a esse novo tipo de trabalho. Além de fornecer notebooks para todos, o Grupo PSA acaba de criar o tíquete teletrabalho, uma ajuda de custo para o funcionário pagar internet, eletricidade e até comprar equipamentos que julgue necessário.

Segundo Lindaura, não há empecilhos na legistação trabalhista para a prática do teletrabalho, apenas é necessário assinar contrato específico nesse sentido. A empresa já oferecia essa possilidade ao funcionário antes da pandemia, mas era algo mais esporádico.

Dentre as principais vantagens do trabalho a distância, ela cita ganhos de produtividade e maior confiança entre líderes e liderados. “A equipe ganha mais autonomia, mais flexibilidade e melhora a relação de confiança”.

De outro lado, o funcionário tem de estar ciente de que não deve ficar conectado 100% do tempo. “Há necessidade de pausas para almoço ou café, assim como o de ter o dissernimento de parar o trabalho mais cedo no dia em que começou antes por causa de alguma reunião fora do horário convencional”.

Para orientar os mensalistas, a PSA, que produz carros das marcas Peugeot e Citroën, preparou inclusive uma cartilha com todas as dicas importantes para tornar o home office produtivo e agradável, com orientações inclusive sobre ergonomia. “O objetivo é neutralizar as desvantagens e potencializar as vantagens”.

LEIA MAIS

FCA e PSA revelam logotipo da Stellantis

Home office será incorporado ao dia a dia das montadoras

Dentre as desvantagens, a vice-presidente cita o sedentarismo e o isolamento social. Por isso é importante o colaborador tirar um período do dia para fazer exercícios, alongamentos ou caminhadas.

A proposta de ir pelo menos dois dias da semana ao escritório visa evitar o total isolamento social. “Mas a presença física está limitada a 30% da semana. Pode ser menos, mas não mais”.

A empresa também tem vantagens nesse processo todo, como menor consumo de materiais e insumos, como eletricidade, e menos gastos com deslocamentos, estacionamentos e viagens. Com relação às refeições, a PSA não só manteve o tíquete como deixou a cargo do funcionário escolher a troca por um tíquete alimentação.

Ainda dentro de um novo cenário no pós-pandemia, Lindaura diz estar claro que não haverá mais viagens e reuniões presenciais nos mesmos níveis de antes. “A tendência é a de haver um revesamento entre os encontros presenciais e virtuais, com ganhos para todos os envolvidos”.

O projeto piloto iniciado no escritório da capital paulista, como parte do novo conceito de trabalho mundial da PSA, chamado de “Nova Era da Agilidade”, será estendido para a área administrativa de Porto Real, no sul-fluminense, e para outras operações do grupo na América Latina.

Case premiado 

O case do Grupo PSA sobre suas ações em prol da valorização dos seus colaboradores durante a pandemia de Covid-19 rendeu à empresa o Prêmio Ser Humano ABRH-RJ – Edição Especial 2020. O anúncio sobre o vencedor aconteceu na noite do dia 11 de novembro, durante a cerimônia virtual  promovida pela entidade envolvendo os 17 finalistas.

Intitulado “Evoluindo na Pandemia: antifragilidade e valorização do Ser Humano fortalecem o Groupe PSA”, o case concorreu na categoria especial criada este ano e destinada especificamente a ações de gestão de pessoas voltadas ao enfrentamento da crise gerada pela pandemia.


Foto: Divulgação/PSA

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás