Produto

Mercedes-Benz desenvolve chassi dedicado para fretamento

Baseado no modelo OF 1621, novo produto promete reduzir custos de aquisição e de encarroçamento

A Mercedes-Benz lança para o mercado de transporte de passageiros chassi exclusivo para atender operações de fretamento contínuo. O modelo, desenvolvido a partir do chassi OF 1621, sai de fábrica dimensionado para facilitar o trabalho de encarroçamento, além de preservar capacidade para 48 assentos em até 12,55 metros de comprimento, tradicional configuração do segmento.

De maneira simplista, o chassi original Mercedes-Benz OF 1621 com motor de 208 cv e caixa de seis marchas manual ganhou um entre eixos maior (5,590 milímetros), balanços dianteiros e traseiros mais curtos, bem como reposicionamento de itens, como tanque de combustível. Com as alterações, a fabricante chegou a um modelo dedicado ao serviço fretamento, respondendo a demandas próprias dos operadores.

“O carro chega para atender nossas necessidades”, resume Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur, empresa de transporte paranaense que colaborou no projeto. “O modelo elimina adaptações sobre o chassi urbano, superdimensionado para o fretamento, e com as novas dimensões dos balanços, permite transitar com mais facilidade no interior dos bairros, onde tem vias mais travadas.”

De acordo com o representante da Rimatur, o novo OF 1621 praticamente elimina retrabalhos nas linhas de produção das fabricantes de carrocerias, com cortes nas longarinas, no eixo cardã e em reposicionamentos de componentes, alterações que de maneira frequente prolongam prazos, aumentam custos e expõem a falhas.

“Com o novo modelo buscamos excelência produtiva ao longo de toda a cadeia”, destaca Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Os operadores de serviço de fretamento não precisam de um ônibus projetado para suportar 120 passageiros, como costumam operar os chassis urbanos.”

Segundo o diretor, o novo produto também proporciona menor custo de aquisição, em torno de 5%. “Não posso falar pelas fabricantes de carrocerias, mas se o chassi reduz retrabalhos para o encarroçador, acredito em prazos e gastos menores.”

A Rimatur é a primeira a adquirir o novo OF 1621 em uma programação de 30 chassis. A empresa opera na Região Metropolitana de Curitiba com frota uma frota de 478 veículos dentre ônibus, micro-ônibus e vans no transporte diário em torno de 28 mil funcionários de empresas.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz dá mais um passo na era conectada com nova fábrica de ônibus

→Mercedes-Benz se mobiliza em campanha pelo ônibus


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás