Mercado

Mercado europeu de automóveis chega 27% menor em outubro

Após registrar pequeno crescimento em setembro, vendas retornam ao terreno negativo

Balanço das vendas de automóveis consolidado pela Acea, associação dos fabricantes de veículos na Europa, divulgado na quarta-feira,18, segue a toada do impacto sem precedentes provocado pela pandemia da covid-19.

Nos dez primeiros meses do ano, os licenciamentos acumularam queda de 27,3% com quase 9,7 milhões de carros vendidos frente a 13,3 milhões de unidades anotadas um ano antes. Mais de 3,6 milhões de automóveis deixaram de ser comprados.

Ao observar o desempenho mensal, durou pouco o movimento de recuperação apresentado em setembro, com leve alta de 1,1%, para 1,3 milhão de carros, pois em outubro a demanda volta a registrar contração. Cabe lembrar, porém, que diversos países europeus retomaram medidas restritivas para conter avanço do novo coronavírus.

No mês passado, o consumidor europeu absorveu pouco mais de 1,1 milhão de unidades, volume 7,1% inferior ao de outubro de ano passado, quando foram adquiridos 1,2 milhão, e 13,1% menor em relação a setembro, com registro de 1,3 milhão de unidades.

Com exceção da Irlanda e da Romênia, que anotaram altas de 5,4% e 17,6%, respectivamente, todos os outros mercados do continente registraram vendas menores no mês passado. Dentre os maiores, o mercado espanhol encolheu 21%, o francês 9,5% e o alemão 3,6%, enquanto na Itália a demanda se manteve estável em relação ao nível de outubro de 2019, com ligeira queda de 0,2%.

Líder das vendas, o Grupo Volkswagen participou com 25,1% do mercado de automóveis no mês passado, com 283,1 mil unidades. Logo depois, o Grupo PSA, respondeu por 15,2% (171, mil), seguido pelo Grupo Renault, com 10,5% (118,2 mil), Grupo Hyundai com 7,2% (81,1 mil), e Grupo BMW, com 6,9% (77,7 mil).


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Usiquímica compra operação de lubrificantes da YPF no Brasil

Tradicional marca argentina seguirá no mercado interno com produção local

% dias atrás

Nissan e Honda confirmam negociações para fusão

Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.

% dias atrás

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás