Tecnologia

Hyundai e Ineos têm acordo para desenvolver estrutura de hidrogênio

Empresas apostam no crescimento da demanda por células de combustível

A Hyundai e a Ineos decidiram trabalhar em conjunto na produção e fornecimento de tecnologias que têm o  hidrogênio com fonte de energia, seja para setores público ou privados.

Para isso, assinaram nesta segunda-feira, 23, acordo que estipula avaliação da célula de combustível da Hyundai no utilitário esportivo Ineos Grenadier 4×4, a primeira investida da gigante britânica de produtos químicos no setor automotivo.

O sistema de célula de combustível da Hyundai já se provou confiável e eficaz no Hyundai Nexo, avalia a montadora coreana, que começou a produzir veículos elétricos com células em 2013.

Em 2018, o Hyundai Motor Group anunciou o Fuel Cell Vision 2030, seu plano de longo prazo para aumentar a produção anual de células de combustível de hidrogênio para 700 mil unidades até 2030.

LEIA MAIS

→ Hyundai faz entrega comercial de caminhões a hidrogênio

→ Daimler se prepara para produzir células de combustível

A parceria considera que, no futuro, com o aumento da demanda por veículos com a tecnologia, a Hyundai terá na Ineo o suporte de abastecimento imprescindíveis para o desenvolvimento do ecossitema ao redor do combustível, que tem entre seus grandes desafios a estrutura e custo de armazenamento.

“A mudança da Ineos para o desenvolvimento de um veículo elétrico de célula de combustível e ecossistema de hidrogênio marca mais um marco para o transporte sustentável e limpo”, disse Saehoon Kim, vice-presidente sênior  da Hyundai Motor Company.

A Ineos, maior operadora da Europa de eletrólise — tecnologia crítica para produção de hidrogênio para geração de energia, transporte e uso industrial —, produz 300 mil toneladas de hidrogênio por ano, principalmente como subproduto de suas operações de produtos químicos.

O Grenadier, na verdade um Land Rover Defender original, será fabricado em uma antiga fábrica da Mercedes-Benz na França e não no Reino Unido, como inicialmente planejado, já no a partir do final do ano que vem. As primeiras unidades serão negociadas na Europa em 2022.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás