A Meritor Brasil planeja lançar no início de 2021 o Meritor Detachable, sistema que suspende o eixo trativo e transforma caminhões 6×4 em 4×2 ou 6×2. O recurso, assegura a empresa, reduz custos de manutenção, desgaste de pneus, consumo de combustível e, claro, despesas com pedágios.

O Meritor Detachable, desenvolvido pela engenharia da operação brasileira, já vem sendo testado há algum tempo em frota de clientes e pode ser utilizado nos eixos da marca 6×4 e 8×4 tandem dos modelos MT 14X, MT 150, MT 160 e MT 610, instalados em equipamentos que possuem suspensão pneumática.

“Desenvolvemos um sistema capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado”, explica Fábio Brandão, gerente de Engenharia do Produto da Meritor Brasil.

A redução em tarifas de pedágio chega a 33% e, segundo Brandão, “de acordo com os testes em andamento, o  Meritor Detachable gera um ganho de eficiência em até 2%”.

LEIA MAIS

→ Meritor faz acordo para compra de terreno e confirma terceira fábrica no Brasil


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!