Mercado

Distribuição urbana ameniza perdas no mercado europeu

Demanda por furgões e vans registra alta de 2% em outubro e promove estabilidade nas vendas de veículos comerciais em geral

Resumo do desempenho do mercado de veículos comerciais na Europa, divulgado na quarta-feira, 25, pela Acea, a associação de fabricantes no continente, apresenta comportamentos opostos na demanda do transportador. Enquanto o segmento de comerciais leves cresce, caminhões e ônibus seguem com significativas contrações.

No mês passado, as vendas de furgões e vans a partir de 3,5 toneladas somaram perto de 179 mil unidades, volume 2,2% superior ao anotado em outubro do ano passado, quando registrou pouco mais de 175 mil utilitários.

O resultado, associado à representatividade da categoria no mercado total de veículos comerciais – mais 80% das vendas – permitiu estabilidade no desempenho mensal. Em outubro, o mercado europeu absorveu 212,9 mil furgões, vans, caminhões e ônibus, ligeira queda de 0,2% em relação ao volume do mesmo mês do ano passado, de 213,3 mil unidades.

A alta na demanda por comerciais leves, no entanto, ainda está longe reverter as perdas do mercado no acumulado do ano. De janeiro a outubro, o setor de transporte na Europa adquiriu 1,7 milhão de veículos comerciais, representando uma queda de 22,8% na comparação com o resultado de um ano atrás, quando contabilizava 2,2 milhões de unidades.

Apenas no segmento de caminhões, as 30,7 mil unidades vendidas em outubro significaram uma retração de 11,3% em relação ao anotado no décimo mês de 2019, de 34,6 mil unidades. No acumulado dos dez primeiros meses, a contração chegou a 31,1%, com 240,3 mil caminhões.

As vendas ônibus também anotam declínios expressivos. No mês passado, as compras anotaram queda de 12,4% para 3,2 mil unidades contra 3,7 mil registradas em outubro de 2019. No ano, a contração alcançou 26,8% com 28,3 mil ônibus entregues.

LEIA MAIS

→Vendas de comerciais na Europa crescem 14% em setembro


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás