Produto

Peugeot Landtrek inicia jornada latino-americana

Regresso da marca no segmento de picapes em busca de maior participação global começa pelo México e chegará ao Brasil somente em 2022

A Peugeot colocou em andamento a programação de lançamentos da picape Landtrek com um evento on-line de apresentação do modelo, na terça-feira, 24, no México, o primeiro mercado do produto inédito. Desenvolvido na joint venture que tem com a chinesa Changan, a marca prioriza o veículo para a América Latina e, com ele, alavancar presença global e atrair novos clientes fora da Europa.

Patrice Lucas, presidente do Grupo PSA para América Latina, deixou claro o propósito do lançamento, “o mais importante da marca para a região”, com intenção de fazer da picape peça-chave no segmento de utilitário, nicho que responde por 25% das vendas totais da Peugeot na região.

Na estratégia da marca, além da estreia no México, até o fim do ano que vem a Landtrek estará disponível no Equador, Peru, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Haiti e Chile. Em uma segunda fase, em 2022, desembarcará na Argentina, Brasil e Colômbia.

A Peugeot não é propriamente uma novata no segmento. Embora não tenha registrado muito êxito com a Hoggar, pequena picape produzida em Porto Real (RJ) de 2009 a 2014, é inquestionável o sucesso da 504, com mais de 375 mil unidades vendidas em diversos mercados, boa parte na Argentina, onde foi montada nos anos 1990.

O regresso da marca no segmento segue estratégia de ofensiva em veículos utilitários. A marca coloca foco em comerciais leves, categoria na qual as picapes médias respondem por 77% das vendas na América Latina. Segundo as contas da Peugeot, no ano passado foram entregues 2,5 milhões de unidades na região, das quais 410 mil somente na América do Sul.

No México, e certamente em boa parte dos países em estará disponível nesta primeira fase, a Landtrek chega como cabine dupla, tração 4×4, com motores turbo diesel 1.9 de 150 cv aliado a transmissão manual de 6 marchas ou 2.4 a gasolina de 210 cv associado ao câmbio manual ou automático também de 6 velocidades.

O utilitário entrega 1,2 tonelada de capacidade de carga e, de acordo com a marca, possui a maior caçamba do segmento. Traz ainda itens de conveniências inéditas na categoria, como sistema multimídia com tela de 10 polegadas e conjunto de câmeras para uma visão de 360° em 3D.

A oferta para o Brasil ainda é incógnita. Segundo a Peugeot, o produto será orientado para as particularidades do mercado. Cabe lembrar que a Landtrek estará na disputa com Toyota Hiilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e Mitsubishi L200.

Até 2022 muita água passa por debaixo na ponte, mas por aqui é um mercado por volta de 210 mil unidades anuais, o que representa 50% das vendas totais de comerciais leves.

LEIA MAIS

→Para a Peugeot, segunda geração do 208 simboliza nova fase da marca

→Peugeot anuncia picape média para a América Latina


Fotos: Peugeot/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás