Regresso da marca no segmento de picapes em busca de maior participação global começa pelo México e chegará ao Brasil somente em 2022
A Peugeot colocou em andamento a programação de lançamentos da picape Landtrek com um evento on-line de apresentação do modelo, na terça-feira, 24, no México, o primeiro mercado do produto inédito. Desenvolvido na joint venture que tem com a chinesa Changan, a marca prioriza o veículo para a América Latina e, com ele, alavancar presença global e atrair novos clientes fora da Europa.
Patrice Lucas, presidente do Grupo PSA para América Latina, deixou claro o propósito do lançamento, “o mais importante da marca para a região”, com intenção de fazer da picape peça-chave no segmento de utilitário, nicho que responde por 25% das vendas totais da Peugeot na região.
Na estratégia da marca, além da estreia no México, até o fim do ano que vem a Landtrek estará disponível no Equador, Peru, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Haiti e Chile. Em uma segunda fase, em 2022, desembarcará na Argentina, Brasil e Colômbia.
A Peugeot não é propriamente uma novata no segmento. Embora não tenha registrado muito êxito com a Hoggar, pequena picape produzida em Porto Real (RJ) de 2009 a 2014, é inquestionável o sucesso da 504, com mais de 375 mil unidades vendidas em diversos mercados, boa parte na Argentina, onde foi montada nos anos 1990.
O regresso da marca no segmento segue estratégia de ofensiva em veículos utilitários. A marca coloca foco em comerciais leves, categoria na qual as picapes médias respondem por 77% das vendas na América Latina. Segundo as contas da Peugeot, no ano passado foram entregues 2,5 milhões de unidades na região, das quais 410 mil somente na América do Sul.
No México, e certamente em boa parte dos países em estará disponível nesta primeira fase, a Landtrek chega como cabine dupla, tração 4×4, com motores turbo diesel 1.9 de 150 cv aliado a transmissão manual de 6 marchas ou 2.4 a gasolina de 210 cv associado ao câmbio manual ou automático também de 6 velocidades.
O utilitário entrega 1,2 tonelada de capacidade de carga e, de acordo com a marca, possui a maior caçamba do segmento. Traz ainda itens de conveniências inéditas na categoria, como sistema multimídia com tela de 10 polegadas e conjunto de câmeras para uma visão de 360° em 3D.
A oferta para o Brasil ainda é incógnita. Segundo a Peugeot, o produto será orientado para as particularidades do mercado. Cabe lembrar que a Landtrek estará na disputa com Toyota Hiilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e Mitsubishi L200.
Até 2022 muita água passa por debaixo na ponte, mas por aqui é um mercado por volta de 210 mil unidades anuais, o que representa 50% das vendas totais de comerciais leves.
LEIA MAIS
→Para a Peugeot, segunda geração do 208 simboliza nova fase da marca
→Peugeot anuncia picape média para a América Latina
Fotos: Peugeot/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País