Empresa

EDP encabeça projeto de ônibus abastecido com energia solar

Modelo elétrico com chassi da BYD e carroceria Marcopolo faz transporte de funcionários da companhia de energia no Ceará

A empresa de energia EDP colocou em uso um ônibus elétrico abastecido integralmente com energia solar. O projeto-piloto, que demandou R$ 4,8 milhões, foi idealizado pela área de Pesquisa e Desenvolvimento do Complexo Termoelétrico do Pecém, no Ceará, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O ônibus, com chassi BYD 100% elétrico e carroceria Marcopolo, é operado pela empresa de transporte Gertaxi no transporte de funcionários entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina. Para percorrer a rota, que soma 70 quilômetros por dia, o veículo consome a energia solar armazenada nas baterias. A autonomia do ônibus totalmente recarregado, no entanto, é de 300 quilômetros.

Para o sistema de recarga das baterias, realizada nos intervalos entre as viagens, o projeto providenciou uma estação com 183 placas fotovoltaicas no estacionamento de empresa.

Para Marcello Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD, o ônibus movido a energia solar garante aos operadores desempenho e economia operacional, especialmente nas operações de curtas e médias distâncias. “É excelente oportunidade para o mercado de fretamento investir em mobilidade não poluente, não só melhora a qualidade do ar nas cidades, como impacta diretamente na saúde da população.”

Da parte da EDP, a empresa ambiciona estar na liderança da transição energética no País, e a mobilidade elétrica, como parte da transformação, tem recebido atenção especial da companhia. “O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, diz em nota Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP no Brasil.

A empresa de energia adianta que a próxima etapa do projeto, o próprio veículo receberá filmes fotovoltaicos instalados no teto. As células gerarão energia a partir da luz solar para alimentar itens complementares do ônibus, como carregadores de celular, sistema de iluminação, dentre outros que precisam de energia para funcionar.

LEIA MAIS

→Recarga ultrarrápida nos eletropostos da VW, Audi, Porsche e EDP

→EDP criará primeira rede de recarga ultrarrápida para veículos elétricos

→Ônibus elétrico da Byd é testado em transporte rodoviário


Foto: BYD/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás