Com simples lembretes adesivos, fábrica de Limeira passou a consumir 20% menos
A ZF conseguiu economiar cerca de 20% da energia que consome em sua planta de Limeira, SP, com adoção do programa Green Dot de conservação ambiental. A multinacional, que diz ter alcançado resultados significativos também em outras cinco fábricas paulistas, estima que esse índice deve ser mantido e até aumentado daqui para frente.
Desenvolvido pela equipe de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da ZF, o Green Dot — ponto verde, em português — é simples: por meio de lembrfetes adesivos, a empresa alerta os funcionários sobre procedimentos que ajudam a reduzir o consumo.
Os lembretes sugerem, por exemplo, apagar a luz em um ambiente sem utilização ou deixar uma máquina em stand by no horário de almoço, em vez de deixá-la ligada.
“É bem simples, mas com resultados tanto em áreas administrativas como fabris”, enfatiza Sildson Corrêa, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, área que concebeu o programa.
Além dos alertas por meio de adesivos nos equipamentos, o programa engloba campanhas de conscientização períodicas por meio de comunicados internos e orientações diretas.
LEIA MAIS
→ ZF lança plataforma inteligente de frenagem para semireboques
Foto: Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027