Mercado

Veículos leves: disputa segue acirrada no ranking por marcas.

Fiat manteve primeiro lugar em novembro, mas no acumulado do ano GM está no topo, seguida de perto pela VW

Pelo terceiro mês consecutivo a Fiat se manteve na liderança do mercado de automóveis e comerciais leves, com 39.445 emplacamentos em novembro e participação de 18,4%. Foi seguida bem de perto pela General Motors, que vendeu 39.224 unidades, o equivalente a 18,3%. A Volkswagen ficou em terceiro, com  34.678 licenciamentos e fatia de 16,2%.

Essa acirrada disputa nos últimos três meses também se reflete no ranking do acumulado do ano,  só que com mudanças na ordem ds marcas. A GM é a líder nos 11 meses, com a venda de 296.369 automóveis e comerciais leves, o equivalente a 17,3% do mercado total.

Tudo caminha para a marca estadunidense encerrar o ano mais uma vez no topo do mercado, mas vale destacar que a Volkswagen a segue bem de perto no acumulado de janeiro a novemrbo. No período, a fabricante alemã vendeu apenas 3,2 mil unidades a menos – 293.113 licenciamentos e fatia de 17,1%. No ranking anual a Fiat está em terceiro lugar, com 282.044 e emplacamentos e participação de 16,4%.

No caso da marca italiana, grande parte da sua arrancada nos últimos meses deve-se ao sucesso da nova Fiat Strada, que chegou a liderar o mercado em setembro e ficou em segundo lugar em outubro.

As vendas de automóveis e comerciais leves totalizaram 214,2 mil unidades em novembro, mês em que a Hyundai manteve sua posição como a quarta marca mais comercializada no País – 18 mil veículos e participação de 8,4%. A Ford ficou em quinto, com 14,9 mil e 7%, seguida da Toyota, com 14,8 mil e 6,9%.

Também acirrada a disputa no mês pela oitava posição no ranking por marca. A Renault encerrou novembro com 12.783 emplacamentos e fatia de 6%, seguida bem de perto pela Jeep – 12.709 e 5,9%.

LEIA MAIS

Venda de veículos bate novo recorde no ano

No acumulado dos 11 meses, a Hyundai consolida-se na quarta posição, com 146,2 mil licenciamentos e fatia de 8,5%. A Ford vem na sequência, com quase 123 mil licenciamentos e participação de 7,2%, seguida da Toyota, Renault e Jeep.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Mercedes-Benz Sprinter Street 317 ficou mais potente

Atualização no motor promete mais desempenho e agilidade para as operações urbanas

% dias atrás

Por enquanto, IPI Verde fica fora da regulamentação do Mover

MDIC divulga ainda este mês as metas de ganho de eficiência energética até 2027, com…

% dias atrás

Chery segue como montadora chinesa que mais exporta

No primeiro trimestre, empresa embarcou 255 mil veículos para dezernas de países

% dias atrás

Iveco S-Way alcança 5 mil unidades vendidas

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

Procura acelerada por híbridos no exterior atrasa as entregas

Na Europa, a espera chega a ser de 70 dias; em breve, freios acionados por…

% dias atrás

Strada e Argo fazem dobradinha da Fiat em março

No primeiro trimestre, picape já abre "um mês" de vantagem para o segundo colocado Polo

% dias atrás