Mercado

Veículos leves: disputa segue acirrada no ranking por marcas.

Fiat manteve primeiro lugar em novembro, mas no acumulado do ano GM está no topo, seguida de perto pela VW

Pelo terceiro mês consecutivo a Fiat se manteve na liderança do mercado de automóveis e comerciais leves, com 39.445 emplacamentos em novembro e participação de 18,4%. Foi seguida bem de perto pela General Motors, que vendeu 39.224 unidades, o equivalente a 18,3%. A Volkswagen ficou em terceiro, com  34.678 licenciamentos e fatia de 16,2%.

Essa acirrada disputa nos últimos três meses também se reflete no ranking do acumulado do ano,  só que com mudanças na ordem ds marcas. A GM é a líder nos 11 meses, com a venda de 296.369 automóveis e comerciais leves, o equivalente a 17,3% do mercado total.

Tudo caminha para a marca estadunidense encerrar o ano mais uma vez no topo do mercado, mas vale destacar que a Volkswagen a segue bem de perto no acumulado de janeiro a novemrbo. No período, a fabricante alemã vendeu apenas 3,2 mil unidades a menos – 293.113 licenciamentos e fatia de 17,1%. No ranking anual a Fiat está em terceiro lugar, com 282.044 e emplacamentos e participação de 16,4%.

No caso da marca italiana, grande parte da sua arrancada nos últimos meses deve-se ao sucesso da nova Fiat Strada, que chegou a liderar o mercado em setembro e ficou em segundo lugar em outubro.

As vendas de automóveis e comerciais leves totalizaram 214,2 mil unidades em novembro, mês em que a Hyundai manteve sua posição como a quarta marca mais comercializada no País – 18 mil veículos e participação de 8,4%. A Ford ficou em quinto, com 14,9 mil e 7%, seguida da Toyota, com 14,8 mil e 6,9%.

Também acirrada a disputa no mês pela oitava posição no ranking por marca. A Renault encerrou novembro com 12.783 emplacamentos e fatia de 6%, seguida bem de perto pela Jeep – 12.709 e 5,9%.

LEIA MAIS

Venda de veículos bate novo recorde no ano

No acumulado dos 11 meses, a Hyundai consolida-se na quarta posição, com 146,2 mil licenciamentos e fatia de 8,5%. A Ford vem na sequência, com quase 123 mil licenciamentos e participação de 7,2%, seguida da Toyota, Renault e Jeep.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás