Empresa

Rede de concessionárias Foton cria associação de marca

Abrafoton nasce com a expansão da cobertura de atendimento impulsionada pela migração de grupos da extinta Ford Caminhões

Nos últimos meses, especialmente a partir de agosto, a rede de concessionárias Foton cresceu a passos largos com a inclusão de 26 novas casas, totalizando no começo de dezembro 36 pontos de atendimento.

A expansão, resultado de negociações iniciadas em 2019 com distribuidores da finada Ford Caminhões, culmina na criação da Abrafoton, a associação dos revendedores da marca.

O movimento faz sentido tanto para a Foton, que busca consolidar a marca no País quanto para os grupos que perderam em torno de 12% do mercado de caminhões novos para atender, participação que detinha a Ford Caminhões quando decidiu dizer adeus, em fevereiro de 2019.

Especificações técnicas semelhantes entre os caminhões a Ford e o da Foton também se apresentam como oportunidades para as parceiras. O motor Cummins, por exemplo, está presente em ambas as marcas e a transmissão ZF tem ampla participação nos veículos de carga produzidos no País.

“A rede está tranquila com o produto, pois não haverá necessidade de grandes investimentos em treinamentos técnicos. Estamos confiantes, pois a Foton traz ao Brasil uma família de veículos robustos com um conjunto motriz reconhecido, cabine moderna e excelente desempenho”, observa Paulo Matias, presidente executivo da Abrafoton.

As novas revendas Foton seguem em atividades nos mesmos locais onde já representavam a Ford Caminhões. Somente será alterada a identidade visual, previsto para ocorrer até meados de 2021. A Foton, no entanto, garante que as unidades já estão preparadas para atendimento de vendas e todo o suporte para o pós-vendas, com equipes treinadas, estoque e ferramental.

Segundo Ricardo Mendonça de Barros, diretor de desenvolvimento de rede da Foton, há outras negociações em andamento, o que permite esperar aumento na capilaridade do atendimento da marca para o próximo ano.

“Estamos engajados no mesmo objetivo e confiantes no sucesso da marca, principalmente com a apresentação dos novos produtos. A Abrafoton vê boas perspectivas para Foton no mercado brasileiro. Tão logo tenhamos nossa fábrica no Brasil, teremos condições de oferecer produtos a todos os segmentos de veículos comerciais, de maneira gradativa e conforme as demandas do mercado, resume o diretor.

LEIA MAIS

→Foton amplia portfólio com nova geração de caminhões


Foto: Foton/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Abeifa é contra pedido da BYD de impostos menores para CKD e SKD

Assim como a Anfavea, o presidente da entidade, Marcelo Godoy, também não apoia pleito da…

% dias atrás

Geely adia decisão sobre produção de veículos no Brasil, diz agência internacional

Empresa tem acordo de participação e produção de carros na fábrica paranaense da Renault

% dias atrás

Confirmado para o Brasil, Leapmotor B10 custa R$ 80 mil na China

Crossover elétrico tem duas versões de motor e autonomia de até 600 km

% dias atrás

Ricardo Dilser assume gerência de Imprensa na Volkswagen Brasil

Há um ano no programa AutoEsporte, antes era chefe de Imprensa/Produto na Stellantis

% dias atrás

Scania compra a divisão de baterias para indústria pesada da Northvolt

Negócio envolve um centro de P&D e uma unidade de produção; empresa atuará de forma…

% dias atrás

Audi confirma a série especial da RS 6 Avant GT para o Brasil

Da produção limitada a 660 unidades, dez desembarcarão por aqui

% dias atrás