Mercado

Falta de 0 km movimenta mercado de veículos usados

Balanço da Fenabrave indica alta de 16% no comparativo interanual de novembro

Afalta de alguns modelos 0 km tem contribuído para movimentar o mercado de veículos usados no País, conforme admite a Fenabrave em seu relatório mensal sobre esse segmento, divulgado nesta terça-feira, 8.

Considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários, foram acomercializadas mais de 1,4 milhão de veículos usados no mês passado, volume que representou alta de 16% em relação a novembro de 2019 (1,2 milhão de unidades).

No comparativo com outubro, que teve 21 dias úteis, há queda de 3,7%. Mas como novembro teve um dia útil a menos, o balanço da média diária de vendas indica estabilidade na passagem mensal , com pequena alta de 1% – 70.601 contra 69.859 unidades -, segundo dados publicados na véspera pela Fenauto, entidade que representa o setor de lojas multimarcas de veículos seminovos e usados.

“Considerando o menor número de dias úteis, o mercado de usados seguiu aquecido em novembro”, comenta o presidente da Fenabravem Alarico Assumpção Júnior. “Essa melhora é resultado do aumento dos índices de confiança do consumidor, impactado, também, pela boa oferta de crédito e pela falta de alguns modelos de carros zero km no mercado”.

No acumulado de janeiro e novembro deste ano, as vendas de usados atingiram 11.164.995 unidades, o que representou retração de 15,8% na comparação com o mesmo período de 2019, quando foram comercializadas 13.265.298 unidades. A queda nesse caso equivale à metade da verificada no mercado de veículos novos, que está na faixa de 30%.

LEIA MAIS

Venda de veículos bate novo recorde no ano

Montadoras podem parar por falta de insumos e peças

Ainda segundo dados da Fenabrave, o mercado de automóveis e comerciais leves usados acumula mais de 8,2 milhões de negócios este ano, volume 17,4% inferior ao dos primeiros 11 meses de 2019 (quase 10 milhões de unidades).

Do total veículos leves transacionados, os usados entre 1 a 3 anos de fabricação, aqueles chamados de seminovos, representaram 14,5% do total negociado em novembro e 13,2% no acumulado de 2020.

 

 


Foto: Divulgação/Fenauto

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás