Em resposta para atender demanda de mercado, fabricante contrata mais 550 empregados na fábrica de Resende
Em encontro virtual com a imprensa especializada na quinta-feira, 10, Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, anunciou novo ciclo de investimento de R$ 2 bilhões na operação para o período de 2021 a 2025.
Segundo Cortes, o aporte contemplará tecnologias focadas em mobilidade sustentável, como a propulsão elétrica, digitalização e conectividade, novos serviços, aprimoramento de produtos, continuidade nas melhorias de produtividade, internacionalização da marca e reforços em sinergias dentro e fora do Grupo Traton, do qual a fabricante faz parte, em especial com a Navistar.
“A confirmar o controle da pandemia, o crescimento acima do espero do agrobusiness e mais alguns setores da economia e, quem sabe, o apoio oficial de um programa de renovação de frota, os próximos anos têm tudo para nos animar e, assim, continuar investindo no País.”
O novo ciclo sucede investimento de R$ 1,5 bilhões aplicados nos últimos cinco anos. Com o aporte a empresa renovou e ampliou portfólio, caso do lançamento dos pesados Meteor, investiu em eletrificação com o e-Delivery e cimentou as bases para sua produção em série, bem como promoveu modernizou as linhas de montagem da fábrica de Resende (RJ).
Na esteira do anúncio, a empresa também iniciou a contratação efetiva de mais 550 trabalhadores, um aumento de 13% no quadro de funcionários, elevando para 4,1 mil colaboradores, dentre pessoal da VWCO e das empresas do Consórcio Modular. De acordo com Cortes, a mão-de-obra extra irá garantir as entregas de veículos no fim do ano e início do ano que vem, além de ficar preparada para um esperado crescimento de produção.
O chão de fábrica, aliás, se esforça para dar conta da demanda, enfrentando novas condições de trabalho para manter distanciamento físico e ocasionais faltas de suprimentos. Diante do momento, as tradicionais férias coletivas de fim de ano do pessoal da produção foram canceladas.
“Os novos trabalhadores chegam tanto para a linha dos caminhões Meteor, 290 deles para dois turnos de trabalho, quanto para as outras linhas. Supre uma visão otimista. Embora estejamos administrando eventuais falta insumos, não há motivos para estimar volumes menores de produção.”
Com o novo aporte, Cortes também vislumbra sinergias com a Navistar, fabricante de motores e veículos comerciais dos Estados Unidos, com a qual o Grupo Traton chegou a um acordo de compra.
“Buscaremos intensificar acordos de cooperação e sinergias após a conclusão da aquisição, esperada para junho do ano que vem. O negócio surge como uma oportunidade, especialmente porque está no continente”, avalia. “Cedo dizer, mas faz parte da estratégia da organização. O próprio Meteor é um exemplo, com tecnologia proveniente da MAN.”
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Foto: VWCO/Divulgação
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