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Flua!, nova empresa da FCA, lança assinatura para Fiat e Jeep

Plataforma digital permite cliente escolher modelo, cor, equipamentos e até acessórios

A FCA terá mais um canal, além das concessionárias e locadoras, para desaguar sua produção de veículos Fiat e Jeep nas ruas brasileiras. A montadora, que já negociou 277 mil automóveis e comerciais leves das duas marcas até novembro e sustentou a liderança do mercado com 22% de participação, anunciou nesta sexta-feira, 11, a criação da Flua!, sua empresa de mobilidade no País.

A partir de 15 de janeiro, esse novo braço de serviços passa a oferecer veículos novos Fiat e Jeep por assinatura. Por meio de aplicativo, site ou mesmo fisicamente em concessionárias credenciadas, o consumidor poderá optar por planos de 12, 24 ou 36 meses — com franquias de 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros rodados por mês — e que já contemplam, por exemplo, os custos de documentação, seguros, manutenções, assistência 24 horas e residencial.

Não se trata de mera locação de frota existente. Os carros serão encomendados à fábrica na configuração, cor, com equipamentos de série, opcionais e até mesmo acessórios que o cliente pessoa física ou jurídica escolher, a exemplo do que ocorre em um processo de compra convencional.

Além do prazo e da franquia, o valor da assinatura dependerá do modelo e dos conteúdos escolhidos. Inicialmente, a Flua! oferecerá três carros de passeio (Argo Grand, Cronos e Grand Siena) e cinco comerciais leves  (Nova Strada, Toro, Doblò, Fiorino e Ducato) da Fiat, além dos Jeep Renegade e Compass.

Após o término do contrato, o consumidor pode comprar o próprio veículo por valor a ser definido com base na cotação do mercado de usados ou apenas devolvê-lo à Flua!, que o repassará para os revendedores Fiat ou Jeep.

Fábio Siracusa, diretor responsável pela nova empresa, que legalmente comprará os carros da fábrica para endereçá-los aos cliente, explica que, caso o assinante cancele o contrato antes do término do prazo acordado, deverá arcar com multa de 50% sobre os valores a vencer  — os preços das assinaturas básicas serão divulgados no mês que vem.

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O executivo não revela qual universo potencial de consumidores do novo serviço a Flua! vislumbra ter em um primeiro momento no País. O número, justifica, será apurado com mais precisão durante o programa-piloto estipulado para os seis primeiros meses da operação e que abrangerá 28 concessionárias de seis cidades no Estado de São Paulo e quatro em Curitiba, PR.

A ideia é que durante esse período, e especialmente depois dele, a Flua! tenha muito mais bases físicas de atendimento, mas sempre no showroom das concessionárias. A FCA conta com mais de 700 revendas das duas marcas em todo o Brasil e que, gradativamente, devem aderir ao programa.

Segundo Siracusa, serviço será adicional às vendas convencionais

“Mas o concessionário pode ou não ter o serviço”, enfatiza Siracusa, que estabelece a rede inicial com 24 revendas Fiat e 8 Jeep, e que entende que o serviço não necessariamente “roubará” vendas das próprias concessionárias, ao contrário, pode agregar oportunidades.

O programa-piloto servirá para confirmar essa percepção e avaliação de necessidade de ampliação do portfólio de modelos e até  criação de outros serviços. “Mas não vamos ter serviços de assinatura de carros usados”, assegura Siracusa.

A análise do crédito do cliente caberá ao Banco Fides. O processo de contratação dispensará integralmente a presença física. Pela plataforma digital (site www.meuflua.com.br), depois de escolher o veículo e prazo do contrato, o cliente informa os dados para cadastro com validação de email e celular. A assinatura final será também pelo email. Somente a partir daí o veículo será produzido.

O diretor da Flua! diz que o tempo estimado para a retirada do veículo na concessionária indicada não será diferente do que o demandado em um compra convencional. Pelo site, a ferramenta Easy Tracking permitirá ao consumidor  acompanhar, em tempo real, o status do pedido, da produção, passando pelo transporte até a entrega.


Foto: Divulgação

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Publicado por
George Guimarães

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