GM e Volkswagen brigam pela liderança no ano, seguidas muito de perto pela Fiat
Foram vendidos na primeira quinzena de dezembro 104,1 mil veículos no mercado interno, resultado que manteve a média de 10 mil veículos por dia útil, mas sem o crescimento histórico de dezembro, como visto em anos anteriores. Houve, sim, crescimento de 11% sobre a primeira quinzena de novembro, mas queda de 10% sobre o mesmo período de dezembro de 2019.
No acumulado, o setor amarga a queda de 27,8%, com 1.822.146 unidades vendidas em onze meses e meio. No mesmo período do ano passad,o foram licenciados 2.523.305 carros e comerciais leves.
Com 18.702 unidades, a Fiat fechou a quinzena na liderança. Foram apenas algumas unidades a mais do que a GM, segunda colocada, que vendeu 18.694, mas o resultado indica que a marca italiana encerra o ano com potencial para disputar a liderança em 2021, que terá também a Volkswagen no páreo.
É difícil medir o potencial de cada uma das três grandes neste final de ano devido à falta de veículos para entrega. A redução da produção este ano, em função da paralisação quase total nos meses de março e abril devido à pandemia, desabasteceu o mercado e deixou o consumidor sem opção de compra. As concessionárias estão sem estoque.
Mas, com 7,2 mil unidades a mais do que a Volkswagen e 13,8 mil à frente da Fiat, a GM tem mais chances de encerrar 2020 mais uma vez como a marca mais vendida no Brasil. Na quinzena, a GM fez dobradinha no ranking por modelo, com o Onix vendendo 7.052 unidades e o Onix Plus 5.993.
Depois das três grandes, a Hyundai se destaca na quarta posição, com 9,3% de participação, bem à frente das concorrentes Ford, Toyota, Jeep e Renault, que ficaram na faixa dos seis pontos porcentuais.
Honda,com 4%, e Nissan, com 2,6%, fecham a lista das dez marcas mais negociadas, enquanto a Caoa Chery se consolida na décima-primeira posição.
Modelos – O Chevrolet Onix vendeu 7.052 unidades, bem à frente do Chevrolet Onix Plus, com 5.993 unidades e do Hyundai HB20, terceiro colocado, com 4.847 licenciamentos. A marca coreana colocou também o Creta entre os dez mais, com 2.938 unidades na quinzena.
A picape Strada ficou em quarto lugar e a Fiat tem mais dois representantes no top 10: Argo, em quinto, e Toro, em oitavo. Ford Ka, Jeep Renegade, VW T-Cross e VW Gol fecham a lista dos dez veículos mais vendidos.
Marca | Mil Unidades | Variação (%) 20/21 |
1° Fiat | 102,4 | 34,5 |
2° Volkswagen | 86,0 | (-0,4) |
3° General Motors | 74,8 | (-21,0) |
4° Hyundai | 47,1 | 9,5 |
5° Jeep | 34,0 | 29,0 |
6° Renault | 33,3 | (-19,4) |
7° Toyota | 33,1 | (-20,6) |
8° Honda | 20,8 | (-13,6) |
9° Nissan | 17,1 | (-20,5) |
10° Ford | 16,2 | (-63,0) |
Foto: Pixabay
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País