Empresa

Daimler Truck e Linde juntas para abastecimento de hidrogênio líquido

Parceria visa desenvolver tecnologia que torne mais fácil e rápido o reabastecimento de caminhões

A Daimler Truck e a empresa de gases industriais e engenharia Linde anunciam parceria para desenvolver tecnologia de abastecimento de hidrogênio líquido para caminhões acionados por células de combustível. O objetivo é fazer com que o reabastecimento do veículo se torne fácil e rápido.

O projeto se concentra em um novo processo no uso do hidrogênio líquido com adoção de pressão mais alta que a do ambiente e controle de temperatura durante o reabastecimento do veículo, proporcionando ao combustível mais densidade e, consequentemente maior eficiência energética.

“A célula de combustível à base de hidrogênio é uma tecnologia chave e de importância estratégica. Mediante nossa colaboração com a Linde, que entra como especialista em tecnologia de reabastecimento de hidrogênio, queremos aumentar a viabilidade e a aceitação na indústria de caminhões com células de combustível com base no hidrogênio”, resume Sven Ennerst, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG para Desenvolvimento e Compras da Região da China.

A Daimler pontua que o hidrogênio líquido, por mais denso que seu estado gasoso, permite tanques menores e mais leves, o que garante maior capacidade de carga útil para o transporte. E como possibilita maior quantidade de combustível, também entrega mais autonomia.

“Junto com a Daimler Truck AG, líder da indústria de veículos comerciais, esperamos que o uso de caminhões pesados movidos a hidrogênio venha a ser uma realidade em um futuro muito próximo”, diz David Burns, chefe da área de Hidrogênio Limpo da Linde.

A Daimler planeja iniciar os testes do novo processo de abastecimento junto a cliente em 2023 com o recém-apresentado protótipo Mercedes-Benz GenH2 Truck, em setembro passado. De acordo com a fabricante, graças ao uso de hidrogênio líquido o desempenho do veículo deverá se igualar o de caminhões equivalentes convencionais movidos a diesel.

LEIA MAIS

→Daimler e Volvo: testes com caminhões a célula de combustível em 3 anos.

→Daimler apresenta caminhão movido a hidrogênio

→Daimler se prepara para produzir células de combustível


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás