Modelo promete maior capacidade de passageiros do que os urbanos convencionas e menores custos em relação aos articulados
Integrante do portfólio da Volkswagen Caminhões e Ônibus desde dezembro do ano passado, o Volks 22.280 ODS inicia testes operacionais em um programa piloto pelo País. Começa por Curitiba (PR) e segue ao longo do primeiro semestre de 2021 para outras cidades.
O modelo surge como alternativa intermediária para operações com alta de demanda de passageiros. Desenvolvido para receber carrocerias de 15 metros de comprimento, o chassi é capaz de entregar capacidade para 115 passageiros ou, de maneira técnica, 22 toneladas, em torno de 30% a mais em relação aos ônibus urbanos tradicionais.
Outra vantagem apontada pela fabricante é o potencial de redução de custos operacionais se comparado a veículos de maior porte, caso dos ônibus articulados.
O aumento de capacidade fica por conta da adoção de um terceiro eixo, mas posicionado na dianteira do chassi. O arranjo, garante a VWCO, além de poder levar mais passageiros, preserva a possibilidade de o veículo aceitar a mais diversas configurações de carroceria.
“O Volksbus 22.280 passou por rigorosos testes de engenharia e chega agora às ruas no momento certo, oferecendo conforto aos passageiros e ótima relação custo-benefício para as cidades que estão em processo de renovação de frota”, resume em nota Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da VWCO.
O chassi é montado com suspensão pneumática, o que promove mais conforto aos passageiros, e combina o motor MAN de 277 cv com transmissão de seis marchas da ZF.
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