Mercado

Pesquisa revela alto interesse na compra de um carro em 2021

Estudo da Anfavea e Webmotors mostra que 96% dos entrevistados planejam encaminhar negócio nesse sentido

Nada mais promissor ao final de um ano marcado por uma pandemia sem precedentes e suas consequentes sequelas na economia e na sociedade do que a divulgação de um estudo mostrando perspectivas melhores para o ano que se inicia.

Pesquisa divulgada pela Anfavea e Webmotors nesta sexta-feira, 18, revela que 96% dos entrevistados pretendem comprar ou trocar de carro em 2021, com alta expectativa de realizar o negócio ainda no primeiro semestre do ano. “A tendência é de otimismo para 2021, já que o carro ganhou um papel diferenciado diante do cenário de pandemia por trazer conforto e segurança para o transporte das pessoas”, avalia o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic.

Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. a nova pesquisa Webmotors revela algumas tendências diferentes das do ano passado, certamente por conta dos impactos da pandemia no comportamento do consumidor: “Daí a importância dessa sondagem para ajudar a indústria a direcionar seus esforços”.

LEIA MAIS

Montadoras podem parar por falta de insumos e peças

→mostraConsórcio de veículos tem desempenho positivo no ano

Realizado com 2.103 usuários do site da Webmotors de todas as regiões do País, o estudo foi dividido em dois perfis de entrevistados, com 75% sendo clientes que possuem carro atualmente e outros 25% que não possuem carro. No primeiro caso, 19% alegaram interesse por um modelo 0 km, sendo que, desse volume, 33% dos interessados possuem idade acima de 65 anos.

Já entre os que possuem automóvel, apenas 12% demonstraram nteresse por um 0 km, sendo que 23% das menções são de usuários a partir de 45 anos. Sobre a escolha das carrocerias, 41% dos entrevistados desse grupo preferem um modelo hatch. A escolha por carroceria também varia de acordo com a idade dos entrevistados: modelos SUV (32%) e sedan (30%) ganham força entre pessoas com idade de 45 a 65 anos.

Já entre as pessoas que possuem um automóvel, SUV é a carroceria com maior intenção de compra, com 38%. A Webmotors comenta que no caso desse perfil de veículo, chamou a atenção que 69% dos usuários que já possuem um SUV têm preferência por manter-se no segmento no momento da troca. Além disso, usuários de 18 a 34 anos têm maior preferência por sedã, e a partir dos 35 anos o SUV é novamente a principal escolha com mais de 40% das menções.

Os 4% dos entrevistados que declararam não ter intenção de comprar ou trocar de carro em 2021 alegaram, dentre os principais motivos para não investir em um automóvel, a situação financeira (48%), reflexo da pandemia (33%), a preferência por outras formas de mobilidade (10%), sustentabilidade (7%) e uso do carro de parentes ou amigos (2%).

Quanto às formas de pagamento a serem escolhidas no caso de aquisição do veículos, apenas 5% dos que já têm um carro declararam a opção pelo financiamento total do veículo na aquisição planejada para 2021. Já no caso dos que não têm, esse índice sobe para 23%.

“O perfil de quem ainda não tem um carro e pretende financiar 100% da sua aquisição é um volume representativo, quase cinco vezes maior do que entre os que já possuem o bem”, comenta o CEO da Webmotors. “Do lado positivo, vale citar que esse mercado é bastante desenvolvido e conta com instituições financeiras com bastante experiência para oferecer boas opções de crédito para os seus clientes e, assim, facilitar a aquisição do veículo”.


Foto: Divulgação/Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás