A RTE Rodonaves, a JAC e a Electrolux encabeçam mais uma iniciativa com a perspectiva de uso sistemático de caminhões elétricos na distribuição urbana de carga. Desde o início de dezembro uma unidade do modelo iEV1200T está em operação na cidade de São Paulo para atender, inicialmente, clientes da fabricante de eletrodomésticos.
“O mercado caminha para um futuro mais sustentável e responsável ambientalmente. Estamos muito felizes com essa oportunidade que está diretamente ligada com os nossos valores organizacionais”, resume João Naves, presidente e fundador da RTE Rodonaves.
O caminhão, com capacidade para até 7,5 toneladas de peso bruto total (PBT), único 100% elétrico nesta categoria disponível no mercado brasileiro. O iEV1200T carrega motor elétrico alimentado por bateria de 97 kW/h. O conjunto desenvolve 177 cv e torque imediato de 1200 Nm (122,4 kgfm). A autonomia é por volta de 250 km.
O veículo ainda possui o chamado i-Pedal, recurso que ao tirar o pé do acelerador, o motor passa a atuar como um gerador, recarregando a bateria. De acordo com a JAC, a tecnologia pode elevar a autonomia em até 20%. O sistema de regeneração de energia também funciona durante as frenagens.
Além de baixo ruído e emissão zero de gases, uma das vantagens apontada pela JAC está no custo por quilômetro rodado, que chegar a ser de quatro a cinco menor se comparado ao de um caminhão a diesel da mesma categoria.
No Brasil, também a Ambev faz avaliação semelhante com caminhão elétrico nas operações de distribuição com o Volkswagen e-Delivery desde 2018. Mais recentemente, a fabricante de bebidas já fez pedido firme de 100 modelos, o primeiro lote de uma intenção de compra de 1,6 mil unidades até 2023.
LEIA MAIS
→JAC inicia a importação da picape elétrica iEV 330P
→JAC inicia pré-venda de caminhão elétrico leve
→VWCO oficializa venda dos primeiros 100 e-Delivery para a Ambev
Foto: RTE Rodonaves/Divulgação