Mercado

Com T-Cross na liderança, Volkswagen “explodiu” no segmento de SUVs

Marca vendeu 84,7 mil unidades em 2020, quase 15 vezes mais do que dois anos antes

Os SUVs têm feito muito bem aos negócios da Volkswagen no Brasil. A marca encerrou 2020 como a segunda mais vendida no segmento que mais cresceu na última década, já é o maior do mercado interno e responde por um terço dos emplacamentos.

Foram negociados 84,7 mil utilitários esportivos Volkswagen no ano passado, equivalentes a 16% do segmento — ainda liderado pela Jeep, com 21% dos licenciamentos distribuídos entre Renegade (53,9 mil) e Compass (53 mil).

É um salto gigantesco. Apenas dois anos antes, a marca exercia papel quase figurativo entre os SUVs no Brasil. Até então único representante VW, o Tiguan registrara somente 5,8 mil unidades vendidas, pouco mais de 1% do segmento.

E esse pulo de mais de 1.400% em meros 24 meses mereceu uma digníssima cereja no topo do bolo: coube ao T-Cross também o título de SUV mais negociado no País em 2020, com 60,1 mil unidades, quebrando a hegemonia de três anos dos veículos da Jeep.

A Volkwagen fechou o ano passado tendo ainda o Nivus como 10º colocado no ranking, somou 16,3 mil unidades em apenas seis meses, e o importado Tiguan na 16ª posição, com outros 8,3 mil licenciamentos.

“[2020] foi um ano histórico para a Volkswagen e para o T-Cross, também o primeiro SUV da história a ser o carro mais vendido em um único mês no País”, enfatiza Pablo Di Si, CEO da Volkswagen que, desde que assumiu a operação latino-americana em 2017, vem apostando nos SUVs na região.

Tanto que um quarto modelo já tem seu lançamento confirmado para este primeiro semestre. O Taos, produzido na Argentina, ingressará na linha entre T-Cross e Tiguan e terá como principal concorrente no mercado brasileiro exatamente o Jeep Compass.

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O T-Cross fechou seu primeiro ano cheio de vendas na liderança, mas ainda em 2019, com apenas 8 meses nas lojas, conquistara um honroso 6º lugar, com 37 mil emplacamentos.

Sua súbita aceitação e o início de exportação para diversos mercados sul-americanos, fez com que a fábrica de São José dos Pinhais, PR, superasse a marca de 100 mil unidades produzidas já em outubro de 2020, apenas um ano e meio após sua apresentação.


Foto: Divulgação

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George Guimarães

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