Com queda nas vendas bem abaixo da média do mercado, marca sueca supera a Audi em 2020
Enquanto o mercado de veículos em geral teve queda de 26% no ano passado em relação ao anterior, o de carros premium sofreu menos com a pandemia da Covid-19, registrando retração de 14,5%. Considerando as cinco principais marcas – BMW, Mercedes-Benz, Volvo Car, Audi e Land Rover -, o segmento de luxo emplacou 40,9 mil unidades em 2020, ante as 47,8 mil de 2019, conforme dados divulgado pela Fenabrave esta semana.
A marca que se destacou no ano foi a Volvo Car, com retração de apenas 2,5% em suas vendas e a conquista da terceira posição nesse ranking, ficando atrás apenas da BMW e da Mercedes-Benz e superando a alemã Audi, que até 2019 sempre esteve no pódium do segmento. A marca sueca vendeu 7,7 mil carros, ante os 7,9 mil de 2019, ampliando sua participação no total das vendas das cinco marcas de luxo de 16,5% para 18,8%.
LEIA MAIS
→Dezembro foi o melhor mês do ano em venda de veículos
→Fenabrave prevê alta de 16% nas vendas de veículos
A líder BMW comercializou 12,4 mil unidades no ano passado, registrando decréscimo de 6,4% em relação ao ano anterior (13,1 mil emplacamentos). A maior queda, de 24,7%, foi da vice-líder Mercedes-Benz, com 9,2 mil emplacamentos em 2020, ante os 12,2 mil de 2019. As vendas da Audi retraíram 20,2% (6,9 mil x 8,7 mil) e as da Land Rover caíram 21,4% (4,6 mil contra quase 5,9 mil).
Segundo material divulgado nesta quarta-feira, 6, pela Volvo Car, os veículos eletrificados foram decisivos para o bom desempenho da empresa em um ano marcado pela pandemia da Covid-19. As vendas de híbridos plug-in da marca mais do que triplicaram de um ano para outro, atingindo 3,2 mil unidades em 2020 e participação de 63% nessa faixa de mercado. Entre os SUVs, a Volvo é líder com o XC60 (31,2%) e o XC90 (18,5%) em seus respectivos segmentos.
“Foi um ano atípico como todos sabemos”, comentou João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, destacando que 200 foi um dos melhores ano para a marca no País. “Nossa maior prioridade foi encontrar maneiras de proteger nossos colaboradores, concessionários e consumidores, além de planejar a retomada da forma mais forte possível. Neste sentido, temos muitos motivos para comemorar”.
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027