Indústria

Exportações de veículos em 2020 foram as menores em 18 anos

Seguiram para outros países somente 324 mil veículos. Indústria espera crescimento modesto de 8% em 2021

As exportações de veículos seguiram ladeira abaixo em 2020 e cravaram seu pior resultado das últimas duas décadas.  Seguiram para outros mercados, sobretudo de países sul-americanos, somente 324 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, sensível recuo anual de 24,3%.

Em dezembro, foram exportados 38,4 mil veículos, queda de 12,7% na comparação com novembro e crescimento robusrto de 32,4% frente a dezembro de 2019.

A pandemia não pode ser apontada, segundo os fabricantes, como o único motivo para mais um tombo da atividade. Ela apenas agravou o quadro de deteriorização no número de embarques verificado nos últimos anos. Em 2017, o Brasil exportou 766 mil veículos, recuando para 629 mil no ano seguinte e 428 mil em 2019.

“É preciso lembrar que temos, sim, um problema de competitividade”, ressaltou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, nesta quinta-feira, 7.

As expectativas da entidade que reúne as montadoras não são muito melhores para 2021, ainda que a forte desvalorização do real frente ao dólar possa ajudar em parte. As fábricas esperam exportar 353 mil veículos ao longo deste ano, apenas 8% a mais do que no ano passado.

LEIA MAIS

→ Anfavea prevê alta de 25% na produção, mas ainda vê neblina pela frente

Responsáveis pela grande maioria dos embarques, automóveis e comerciais leves, que somaram 307 mil unidades em 2020, têm projeção de 333 mil para 2021, 8% a mais, enquanto os veículos pesados, devem alcançar 20 mil, crescimento de 16%.

A evolução do faturamento seguirá o mesmo patamar, devendo beirar os US$ 9 bilhoes, somente 9% a mais do que no ano passado, quando  foram arrecadados US$ 7,4 bilhões. Os valores, contudo, levam em conta ainda as exportações de 8,6 mil máquinas agrícolas e rodoviárias em 2020 e a projeção de outras 9 mil este ano.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

“A GWM não está em uma corrida de 100 metros, mas em uma maratona”

Em primeira visita ao Brasil, Parker Shi, Presidente da GWM International, defende crescimento gradual da…

% dias atrás

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás