Mercado

FCA ganha participação e lidera vendas na América Latina

Com mais de 500 mil emplacamentos, empresa detém 16,5% do mercado na região

Em ano marcado pela pandemia, a FCA, Fiat Chrysler Automóveis, ampliou participação na América Latina e reforçou sua liderança no mercado automotivo local. Com 502 mil emplacamentos, a empresa que tem a Fiat e a Jeep como suas principais marcas avançou 2,9 pontos porcentuais na região (excluindo México), ampliando sua participação de 13,6% em 2019 para 16,5% em 2020.

Segundo a fabricante, o bom desempenho no mercado brasileiro, com 433,6 mil unidades licenciadas e 22,2% de market share no País,  foi decisivo para o resultado final na América Latina. A capacidade de reação das vendas na Argentina também contribuiu para o resultado favorável no ano passado. No país vizinho, a FCA evoluiu 2,8 pontos porcentuais em participação.

Em dezembro, particularmente, a FCA teve excelentes resultados no Brasil e na região. O Jeep Renegade bateu recorde de vendas, com 7.878 unidades comercializados, alcançando a expressiva marca de 300 mil unidades emplacadas no mercado brasileiro desde o seu lançamento há 5 anos.

A empresa emplacou no último mês do ano 54,8 mil unidades – 39,7 mil unidades da marca Fiat e 14,9 mil da Jeep -, atingindo fatia de 23,6% nas vendas totais do setor. No ano, marca Fiat contabilizou 321,7 mil emplacamentos, com 16,5% de participação de mercado, enquanto a Jeep ultrapassou o patamar de 110 mil veículos, com fatia de 5,7%.

LEIA MAIS

FCA emplaca quatro modelos entre os 10 mais vendidos no País

Estoque de veículos é o mais baixo em 16 anos

Conforme já publicado pelo AutoIndústria, a FCA teve quatro modelos entre os dez mais vendidos no Brasil: a picape Fiat Strada, com mais de 80 mil unidades vendidas, Fiat Argo, com 66 mil unidades, Jeep Renegade (57 mil) e Fiat (54 mil).

Segundo a FCA, a Fiat foi a marca que mais cresceu no mercado brasileiro no ano passado, avançando 2,7 pontos percentuais em market share. Ante queda de 26% nas vendas totais de automóveis e comerciais leves, a Strada conseguiu expandir em 4,9% seu volume físico, superando 80 mil unidades comercializadas em 2020. O mesmo ocorreu no segmento de vans, no qual a Fiat encerrou o ano com 46,2% de vendas e a liderança do segmento.

“O lançamento da nova Strada e o reposicionamento da marca nos trouxeram resultados excepcionais, levando a Fiat à liderança de mercado no último trimestre, com 18% de participação”, destacou Herlander Zola, diretor do brand Fiat para a América Latina e operações comerciais Brasil. “Posicionamos três carros no ranking dos dez mais e mantivemos uma parceria consistente com nossa rede de concessionárias, que se demonstrou essencial para a superação dos momentos difíceis do ano”.


Foto: Divyulgação/FCA

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás