O Volvo FH 540 enfileira de maneira consecutiva o título de caminhão mais vendido do Brasil. No ano passado, de acordo com os dados do Detran consolidados pela Fenabrave, o mercado absorveu de janeiro a dezembro mais de 5,8 mil unidades do modelo.
Único do mercado a ultrapassar o patamar de 5 mil emplacamentos, seu desempenho representou 6,5% de total de 89,2 mil caminhões negociados e revalidou a liderança dentre os pesados com 13,4% de participação nos 43,6 mil licenciamentos da categoria em 2020.
Junto com o irmão menor FH 460, vice-líder das vendas de pesados, com mais 3,9 mil unidades licenciadas em 2020, a fabricante de Curitiba (PR), encerrou o exercício com fatia superior a 22% na categoria.
Os dois modelos do topo do ranking de pesados responderam sozinhos por 65,5% de todas as vendas da marca no ano passado, contribuição que garantiu a Volvo o terceiro lugar na lista das fabricantes de caminhões que mais venderam, com 14,9 mil unidades emplacadas. Cabe lembrar que a empresa atua no País somente nas categorias de pesados e semipesados.
O segundo caminhão mais vendido no ano passado foi o Delivery 11.180, da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O modelo se mostrou imbatível dentre os médios com quase 4,5 mil unidades entregues, representando 55,2% de todos os emplacamentos da categoria, de 8,8 unidades.
A fabricante de Resende (RJ), no entanto, também tem no portfólio os líderes dos semipesados, o Constellation 24.280, e dos leves, o Delivery 9.170. O primeiro registrou mais de 3,5 mil unidades licenciadas, o que representou 14,9% dos 24 mil veículos da categoria emplacados em 2020, o quarto mais vendido do mercado. Já o segundo, o sexto do ranking dos dez mais emplacados, com 3,2 mil unidades, chegou ao fim de 2020 com 36% das 8,8 mil vendas do mercado de leves.
Apesar de ocupar o topo dos mais vendidos somente dentre os semileves, com o Sprinter 416, com 1,8 mil unidades emplacadas ou 40,4% de um mercado de 4,5 mil veículos, a Mercedes-Benz chegou ao fim de 2020 mais uma vez na liderança das vendas de caminhões.
No ano passado, a fabricante de São Bernardo do Campo (SP), mais de 30 mil caminhões vendidos, volume que representou 33,7% dos licenciamentos totais.
Os dez caminhões mais vendidos - Janeiro-agosto 2024
Modelo | Unidades | Participação nas vendas na categoria (%)* | Participação nas vendas do mercado total (%)** | |
1º | Volvo FH 540 | 4.915 | 12,28 (Pesados) | 6,31 |
2º | Volkswagen Delivery 11.180 | 3.651 | 41,78 (Médios) | 4,69 |
3º | Scania R450 | 3.081 | 7,69 (Pesados) | 3,95 |
4º | DAF XF 530 | 2.979 | 7,44 (Pesados) | 3,82 |
5º | Volvo FH460 | 2.926 | 7,31 (Pesados) | 3,75 |
6º | Mercedes-Benz Accelo 1017 | 2.691 | 30,79 (Médios) | 3,45 |
7º | Volvo VM 290 | 2.606 | 11,66 (Semipesados) | 3,34 |
8º | Scania R460 | 2.124 | 5,30 (Pesados) | 2,72 |
9º | Scania R540 | 2.086 | 5,21 (Pesados) | 2,68 |
10º | DAF XF 480 | 2.076 | 5,18 (Pesados) | 2,66 |
*Mercado Jan-Ago: Pesados: 40.040; Semipesados: 22.347; Médios: 8.739; Leves: 3.743; Semileves: 2.754. **Mercado total: 77.828
LEIA MAIS
Setor de caminhões tem 2020 “menos pior” e espera crescer 15% em 2021
Foto: Volvo/Divulgação
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024