O Volvo FH 540 enfileira de maneira consecutiva o título de caminhão mais vendido do Brasil. No ano passado, de acordo com os dados do Detran consolidados pela Fenabrave, o mercado absorveu de janeiro a dezembro mais de 5,8 mil unidades do modelo.
Único do mercado a ultrapassar o patamar de 5 mil emplacamentos, seu desempenho representou 6,5% de total de 89,2 mil caminhões negociados e revalidou a liderança dentre os pesados com 13,4% de participação nos 43,6 mil licenciamentos da categoria em 2020.
Junto com o irmão menor FH 460, vice-líder das vendas de pesados, com mais 3,9 mil unidades licenciadas em 2020, a fabricante de Curitiba (PR), encerrou o exercício com fatia superior a 22% na categoria.
Os dois modelos do topo do ranking de pesados responderam sozinhos por 65,5% de todas as vendas da marca no ano passado, contribuição que garantiu a Volvo o terceiro lugar na lista das fabricantes de caminhões que mais venderam, com 14,9 mil unidades emplacadas. Cabe lembrar que a empresa atua no País somente nas categorias de pesados e semipesados.
O segundo caminhão mais vendido no ano passado foi o Delivery 11.180, da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O modelo se mostrou imbatível dentre os médios com quase 4,5 mil unidades entregues, representando 55,2% de todos os emplacamentos da categoria, de 8,8 unidades.
A fabricante de Resende (RJ), no entanto, também tem no portfólio os líderes dos semipesados, o Constellation 24.280, e dos leves, o Delivery 9.170. O primeiro registrou mais de 3,5 mil unidades licenciadas, o que representou 14,9% dos 24 mil veículos da categoria emplacados em 2020, o quarto mais vendido do mercado. Já o segundo, o sexto do ranking dos dez mais emplacados, com 3,2 mil unidades, chegou ao fim de 2020 com 36% das 8,8 mil vendas do mercado de leves.
Apesar de ocupar o topo dos mais vendidos somente dentre os semileves, com o Sprinter 416, com 1,8 mil unidades emplacadas ou 40,4% de um mercado de 4,5 mil veículos, a Mercedes-Benz chegou ao fim de 2020 mais uma vez na liderança das vendas de caminhões.
No ano passado, a fabricante de São Bernardo do Campo (SP), mais de 30 mil caminhões vendidos, volume que representou 33,7% dos licenciamentos totais.
Os dez caminhões mais vendidos - 1º trimestre 2025
Modelo | Unidades | Participação nas vendas na categoria (%)* | Participação nas vendas do mercado total (%)** | |
1º | Volvo FH 540 | 1.464 | 11,2 (Pesados) | 5,4 |
2º | Volkswagen Delivery 11.180 | 1.350 | 38,9 (Médios) | 4,9 |
3º | Mercedes-Benz Accelo 1017 | 1.155 | 33,3 (Médios) | 4,2 |
4º | Volvo VM 290 | 1.061 | 12,6 (Semipesados) | 3,9 |
5º | DAF XF 530 | 992 | 7,6 (Pesados) | 3,6 |
6º | Scania R460 | 968 | 7,4 (Pesados) | 3,5 |
7º | Volvo FH 460 | 837 | 6,4 (Pesados) | 3,08 |
8º | Mercedes- Benz Atego 2429 | 735 | 8,7 (Semipesados) | 2,7 |
9º | Mercedes-Benz Atego 1719 | 726 | 8,6 (Semipesados) | 2,6 |
10º | Volkswagen Constellation 26.260 | 626 | 7,4 (Semipesados) | 2,3 |
*Mercado Janeiro - Pesados: 13.052; Semipesados: 8.421; Médios: 3.467; Leves: 1.369; Semileves: 790. **Mercado total: 27.121
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Foto: Volvo/Divulgação
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