Lançamento foi nesta segunda-feira em Paris e Milão, com a participação de John Elkann e Carlos Tavares
Após a conclusão da fusão do Grupo PSA (Peugeot SA) com a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) na sexta-feira, 16, a nova empresa combinada é oficialmente agora a Stellantis, cujas ações começaram a ser negociadas na Euronext, em Paris, e na Borsa Italiana, em Milão, nesta segunda-feira, 18.
Na terça-feira, 19, as ações serão lançadas na Bolsa de Valores de Nova York, que não abriu nesta segunda-feira por causa do feriado de Martin Luther King Jr. Para marcar a criação da nova gigante do setor automotivo mundial, John Elkann, presidente da Stellantis (foto acima), e Carlos Tavares, CEO, tocaram o tradicional sino de abertura nas duas bolsas de valores da Europa, o que será repetido amanhã nos Estados Unidos.
Além desses dois executivos, o Conselho de Administração da Stellantis conta com nove diretores não-executivos: Robert Peugeot (vice-presidente), Henri de Castries (diretor independente sênior, atuando como presidente sob a lei holandesa), Andrea Agnelli, Fiona Clare Cicconi, Nicolas Dufourcq, Ann Frances Godbehere, Wan Ling Martello, Jacques de Saint-Exupéry e Kevin Scott.
Durante a celebração virtual da cotação, Tavares agradeceu a todos os mais de 99% de acionistas e investidores institucionais que tornaram possível o lançamento das ações da Stellantis na Bolsa de Paris. “Deste dia em diante, alavancaremos os benefícios desta fusão de € 25 bilhões para oferecer um forte desempenho e aumentar ainda mais o valor para o acionista com base em nossas vantagens competitivas incomparáveis. Os gerentes FCA e PSA demonstraram sua capacidade de executar seus planos. Você pode confiar em nossa capacidade de cumprir nosso compromiss”.
Elkann, por sua vez, destacou ser esta segunda-feira um dia histórico de negociação das ações da Stellantis na Euronext: “É o início de uma era de oportunidades extraordinárias para a nossa empresa. Estes são tempos desafiadores, mas emocionantes em nossa indústria, com mudanças tão rápidas como em qualquer ponto desde a sua fundação há mais de um século. Stellantis começa a vida com a liderança, os recursos, a diversidade e o know-how com os quais construiremos algo verdadeiramente único e grande, fornecendo aos nossos clientes veículos e soluções de mobilidade excepcionais, criando valor consistente para todos nossos stakeholders”.
LEIA MAIS
→FCA e PSA revelam logotipo da Stellantis
→Acionistas da FCA e PSA aprovam criação da Stellantis
No sábado, 17, também foram nomeados os comites de Auditoria, de Remuneração e de Governança e Sustentabilidade. O primeiro é formado por Ann Godbehere, na presidência, Wan Ling Martello e Henri De Castries. O de Remuneração é presidido por Wan Ling Martello, tendo por membros Andrea Agnelli, Henri De Castries, Fiona Cicconi e Robert Peugeot. Já o de Governança e Sustentabilidade conta com cinco participantes: Henri De Castries (presidente), Andrea Agnelli, Fiona Cicconi, Nicolas Dufourcq e Kevin Scott.
A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo e provedora de mobilidade, guiada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimento com soluções de mobilidade diferenciadas, acessíveis e confiáveis. Além da rica herança e ampla presença geográfica do grupo, seus principais pontos fortes residem em seu desempenho sustentável, profundidade de experiência e os talentos abrangentes de empregados que trabalham em todo o mundo. A Stellantis irá alavancar seu amplo e icônico portfólio de marcas, no espírito dos visionários que as inspiraram com paixão e com um espírito competitivo que sensibiliza empregados e clientes da mesma forma. A Stellantis aspira a se tornar a melhor, não a maior, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todos os públicos de interesse, bem como para as comunidades nas quais opera.
Foto: Stellantis
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País