Empresa

Em prol do carro autônomo, Cruise e GM se unem à Microsoft

A empresa de tecnologia investirá US$ 2 bilhões na startup da montadora estadunidense

Para acelerar o processo de desenvolvimento e venda de carros autônomos, a Cruise e a General Motors anunciaram nesta terça-feira, 19, uma parceria estratégica de longo prazo com a Microsoft. Em conjunto com um grupo de companhias, a empresa de tecnologia investirá US$ 2 bilhões na startup de veículos autônomos da GM.

“Nossa missão de oferecer transporte mais seguro, melhor e mais acessível para todos não é apenas uma corrida tecnológica, é também uma corrida pela confiança”, disse o CEO da Cruise, Dan Ammann. “A Microsoft, que é padrão ouro na democratização confiável da tecnologia, será um multiplicador de força para nós à medida que comercializamos nossa frota de veículos autônomos, totalmente elétricos e compartilhados”.

A Cruise vai utilizar o Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, para comercializar suas soluções exclusivas de veículos autônomos em escala. Como fornecedora de nuvem preferencial da Cruise, a Microsoft aproveitará a experiência no setor industrial da companhia para aprimorar a inovação de produto com foco no cliente.GM

O objetivo da Microsoft é atender a indústria de transporte em todo o mundo por meio do investimento contínuo no Azure. Para isso, se juntará à General Motors, Honda e outros investidores institucionais em um novo investimento de capital combinado de mais de US$ 2 bilhões na Cruise, elevando a avaliação de mercado dessa empresa para US$ 30 bilhões.

LEIA MAIS

Não é GM, VW ou Fiat. A líder é a Stellantis.

Com T-Cross na liderança, Volkswagen “explodiu” no segmento de SUVs

Cruise mostra veículo autônomo desenvolvido com a Honda

“Os avanços na tecnologia digital estão redefinindo todos os aspectos de nosso trabalho e vida, incluindo a maneira como movimentamos pessoas e bens”, comentou Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Como provedor preferencial de serviços em nuvem da Cruise e da GM, aplicaremos o poder do Azure para ajudá-los a dimensionar e a popularizar o transporte autônomo”.

Já a CEO da GM, Mary Barra, destacou que a Microsoft é uma grande aliada em direção ao futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. “A Microsoft nos ajudará a acelerar a comercialização dos veículos totalmente elétricos e autônomos da Cruise e ajudará a GM a obter ainda mais benefícios da computação em nuvem à medida que lançamos 30 novos veículos elétricos globalmente até 2025 e criamos novos negócios e serviços para impulsionar o crescimento”.

Juntamente com a Microsoft, a GM buscará oportunidades para otimizar as operações nas cadeias de suprimentos digitais, promover a produtividade e trazer novos serviços de mobilidade aos clientes com mais rapidez.


Foto: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás