Empresa

Em prol do carro autônomo, Cruise e GM se unem à Microsoft

A empresa de tecnologia investirá US$ 2 bilhões na startup da montadora estadunidense

Para acelerar o processo de desenvolvimento e venda de carros autônomos, a Cruise e a General Motors anunciaram nesta terça-feira, 19, uma parceria estratégica de longo prazo com a Microsoft. Em conjunto com um grupo de companhias, a empresa de tecnologia investirá US$ 2 bilhões na startup de veículos autônomos da GM.

“Nossa missão de oferecer transporte mais seguro, melhor e mais acessível para todos não é apenas uma corrida tecnológica, é também uma corrida pela confiança”, disse o CEO da Cruise, Dan Ammann. “A Microsoft, que é padrão ouro na democratização confiável da tecnologia, será um multiplicador de força para nós à medida que comercializamos nossa frota de veículos autônomos, totalmente elétricos e compartilhados”.

A Cruise vai utilizar o Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, para comercializar suas soluções exclusivas de veículos autônomos em escala. Como fornecedora de nuvem preferencial da Cruise, a Microsoft aproveitará a experiência no setor industrial da companhia para aprimorar a inovação de produto com foco no cliente.GM

O objetivo da Microsoft é atender a indústria de transporte em todo o mundo por meio do investimento contínuo no Azure. Para isso, se juntará à General Motors, Honda e outros investidores institucionais em um novo investimento de capital combinado de mais de US$ 2 bilhões na Cruise, elevando a avaliação de mercado dessa empresa para US$ 30 bilhões.

LEIA MAIS

Não é GM, VW ou Fiat. A líder é a Stellantis.

Com T-Cross na liderança, Volkswagen “explodiu” no segmento de SUVs

Cruise mostra veículo autônomo desenvolvido com a Honda

“Os avanços na tecnologia digital estão redefinindo todos os aspectos de nosso trabalho e vida, incluindo a maneira como movimentamos pessoas e bens”, comentou Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Como provedor preferencial de serviços em nuvem da Cruise e da GM, aplicaremos o poder do Azure para ajudá-los a dimensionar e a popularizar o transporte autônomo”.

Já a CEO da GM, Mary Barra, destacou que a Microsoft é uma grande aliada em direção ao futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. “A Microsoft nos ajudará a acelerar a comercialização dos veículos totalmente elétricos e autônomos da Cruise e ajudará a GM a obter ainda mais benefícios da computação em nuvem à medida que lançamos 30 novos veículos elétricos globalmente até 2025 e criamos novos negócios e serviços para impulsionar o crescimento”.

Juntamente com a Microsoft, a GM buscará oportunidades para otimizar as operações nas cadeias de suprimentos digitais, promover a produtividade e trazer novos serviços de mobilidade aos clientes com mais rapidez.


Foto: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás