Mercado

Veículos usados: dias de estoque nas lojas cai quase pela metade.

Ante os 48 dias para a venda em 2019, foram apenas 26 no mês passado, revela estudo MegaDealer e Auto Avaliar

Oestudo Performance Veículos Usados 2020, produzido pela consultoria automotiva MegaDealer em parceria com a AutoAvaliar, traz dados que destacam a força desse mercado em ano de pandemia e acelerada recuperação mais acelerada frente a outros segmentos econômicos.

Dentre os dados divulgados nesta quarta-feira, 20, destaque para o tempo de giro de estoque dos usados e seminovos, que baixou de 48 para 41 dias nas médias de 2019 e 2020 e, após sete meses de quedas consecutivas, chegou a apenas 26 dias em dezembro passado, demonstrando não só um mercado aquecido como também a falta de produtos no varejo, conforme revela Fabio Braga, country manager da MegaDealer no Brasil:

Braga: oportunidades em 2021.

“O momento do mercado é positivo e isso sugere uma boa oportunidade para 2021. Cada vez mais o departamento de usados ganha relevância dentro das concessionárias e aqueles que conseguirem se estruturar nesse setor, trabalhando com uma estratégia focada, certamente terão bons resultados”.

Além do dado sobre giro de estoque, outro que mostra o bom momento do mercado de usados e seminovos refere-se ao aumento do tíquete médio do valor de compra, reflexo da falta de carros novos e usados, assim como da escassez de insumos. Esse tíquete atingiu o maior valor anual em dezembro, chegando a R$48.823, ante valor médio registrado em 2019 de R$ 42.103.

“Neste aspecto, é importante destacar ainda uma mudança de comportamento do consumidor, que, por conta da pandemia, passou a evitar o transporte público e passou a procurar por carros mais completos e que oferecem mais conforto”, acredita Braga.

Na avaliação do executivo, as concessionárias brasileiras conseguiram agir com rapidez no período mais crítico da pandemia: “O setor aprendeu muito com crises anteriores e desde então já buscavam trabalhar de maneira mais enxuta, reduzindo custos, o que acabou fortalecendo parte dos grupos. Até por isso o mercado brasileiro mostrou uma recuperação já no segundo semestre”.

Para realizar o estudo, a equipe de Big Data da MegaDealer analisou mais de 1,7 milhão de dados transacionais registrados na plataforma Auto Avaliar durante o ano de 2020. O CEO da Auto Avaliar, J.R. Caporal, destacou durante a divulgação virtual do estudo que em um período ainda marcado pela pandemia, “ter dados confiáveis para promover as análises e tomadas de decisões é muito importante”.

“A demanda por veículos deve continuar superando a oferta, o que oferece uma série de oportunidades para o mercado”, disse Caporal. “Nesse contexto, trabalhar com uma estratégia eficiente segue sendo fundamental para o negócio. A precificação correta de mercado e o ajuste do giro de estoque são ações chave para maximizar ganhos na estratégia comercial”.

LEIA MAIS

Lojistas de carros usados alertam para risco de falências e desemprego

Mercado de veículos usados segue aquecido

Vale lembrar no que diz respeito aos carros usados que houve aumento de 207% do ICMS em São Paulo, o que pode afetar as vendas no principal mercado do País. Essa medida pode reverter a tendência de crescimento no movimento das lojas paulista, com risco de demissões e falências no setor.

Como a alta do ICMS é recente – está em vigor desde o último dia 15 – é esperar para ver seus efetivos reflexos no movimento do varejo em São Paulo e eventuais migrações de negócios para estados vizinhos, o que pode contribuir para um balanço favorável em âmbito nacional.


Foto: Divulgação/MegaDealer

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás