Empresa

Ambev acerta parceria para 1 mil veículos elétricos da startup FNM

Frota soma-se aos outros 1,6 mil caminhões elétricos da Volkswagen Caminhões planejados para até 2023

Em mais um passo no compromisso de reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda a sua cadeia até 2025, Ambev firmou parceria com a startup FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades) para produção de 1 mil veículos elétricos, dentre caminhões e vans.

O acordo também inclui cooperação técnica e industrial da Agrale, que ficará responsável pela montagem dos veículos na fábrica de Caxias do Sul (RS).

A estimativa é de que as primeiras unidades já estejam em operação em março próximo, em projeto piloto nas entregas de bebidas na cidade do Rio de Janeiro. O lote integral da parceria, no entanto, deverá estar nas ruas no fim de 2023.

O anúncio impulsiona a produção de veículos comerciais elétricos no País. Além da encomenda de agora, a Ambev protagoniza a intenção de compra de 1,6 mil Volkswagen e-Delivery, dos quais 100 unidades começam a ser entregues no segundo semestre.

Agora como startup do setor de mobilidade, a FNM foi uma das finalistas da primeira edição do programa Aceleradora 100+ da Ambev, em 2019. A partir daí, segundo a fabricante de bebidas, as empresas seguem juntas no desenvolvimento de inovações e tecnologias, o que inclui soluções logísticas para a própria Ambev.

Os caminhões FNM 833 a serem produzidos, com capacidade para 18 toneladas de peso bruto total, estarão conectados aos sistemas de TI da Ambev. Com isso, os gestores terão informações em tempo real de rotas e desempenho, além de dados de trânsito e características do cliente.

“É motivo de muito orgulho para todos nós ver o projeto de uma startup brasileira se concretizar. Uma inovação que surgiu aqui no Brasil, com muitas colaborações e parcerias e que resultou em um veículo com tecnologias de ponta que agora poderá ser exportado para outros países e outras empresas interessadas”, diz em nota Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.

Pelas contas da Ambev, cada modelo do FNM 833 deixará de emitir 126 mil quilos de CO2 na atmosfera por ano. No projeto piloto, o veículo terá autonomia de até 100 km por dia e recarga total em até quatro horas nos centros de distribuição da empresa dotados de placas fotovoltaicas. Os caminhões terão motores elétricos fornecidos pela Danfoss, baterias da Octillion e implemento rodoviário da Randon.

LEIA MAIS

VWCO oficializa venda dos primeiros 100 e-Delivery para a Ambev

VWCO entrega o primeiro e-Delivery para a Ambev

FNM está de volta, agora como caminhão elétrico


Foto: Ambev/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás