Empresa

Aos 96 anos, GM é agora a montadora mais antiga do País

Chevrolet comemora aniversário acumulando mais de 17 milhões de veículos produzidos no Brasil

Agora a montadora de automóveis mais antiga do País – a pioneira era a Ford, que acaba de suspender suas atividades fabris locais – , a General Motors completa 96 anos de Brasil nesta terça-feira, 26, acumulando produção de 17 milhões de carros em suas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, em São Paulo, e de Gravataí, RS.

Com capacidade instalada para produzir 740 mil veículos/ano, a GM emplacou 338 mil carros no mercado brasileiro no ano passado, o que lhe garantiu a liderança local pelo quinto ano consecutivo. A montadora chegou no Brasil logo depois da Ford, que em 2019 havia completado centenário por aqui, e só em 1953 veio a Volkswagen, seguida na mesma década pela Toyota. A Fiat instalou-se no País só nos anos de 1970 e as demais chegaram no final do século passado.

Segundo maior mercado da Chevrolet no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos -, o Brasil vai receber R$ 10 bilhões em investimentos nos próximos anos, destinados ao desenvolvimento e produção de veículos inéditos e novos equipamentos de conectividade.

O aporte, que tinha sido postergado no início da pandemia, foi reconfirmado no final do ano passado pelo presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, para quem o marco de 17 milhões de veículos produzido no Brasil é um demonstrativo claro do tamanho do compromisso que a GM tem com o País:

“E este comprometimento é retribuído pelos brasileiros. Temos o Onix como o carro mais vendido há seis anos e liderança de mercado em geral há cinco. Nas vendas de varejo, que refletem a preferência do consumidor, somos líderes desde 2013 e fechamos 2020 com 6 pontos porcentuais à frente do segundo colocado. Como resultado de tudo isso, nossas pesquisas indicam que a marca Chevrolet nunca esteve tão bem posicionada como agora. É um aniversário carregado de conquistas e significado”.

LEIA MAIS

Líder em 2020, GM anuncia retomada dos investimentos

Não é GM, VW ou Fiat. A líder é a Stellantis.

Ford fecha fábricas no Brasil!

Segundo o anuário da Anfavea, o melhor ano da GMno Brasil foi em 2013, com a produção chegando a 680,7 mil unidades, das quais 543 mil carros e 137,7 mil comerciais leves. O ano recorde em exportação foi 2005, com 209 mil embarques.

Entre 2014 e 2019 a GM investiu R$ 13 bilhões, aporte que contemplou o lançamento de uma nova geração do Onix e novos itens de segurança e conectividade, além da completa reforma da fábrica de automóveis mais antiga em operação no Brasil, a do ABC paulista, que hoje produz o novo Tracker, Spin, Joy, Joy Plus e Montana.

Também foram atualizadas e ampliadas as fábricas de Gravataí, para a fabricação do novo Onix, e Joinville, SC, onde a empresa iniciou a produção de motores três cilindros turbo. Segundo comunicado da empresa, a indústria 4.0 chegou de vez às instalações da empresa no Brasil, com realidade virtual, rebocadores autônomos, produção altamente automatizada, pintura sem utilização de água e robôs que são atualizados remotamente.


Fotos: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás