Produto

Volvo lança cabine dupla para as linhas FM e FMX

Versão para aplicação em veículos de emergência acomoda equipes de até nove pessoas

A Volvo, em parceria com encarroçadores europeus, desenvolveu uma nova versão de cabine dupla para configurar caminhões de serviços salvamento e incêndio das linhas FM e FMX. A fabricante acredita ter providenciados argumentos mais fortes para atender um mercado em torno de 3 mil unidades anuais na Europa, dentre veículos de combate a incêndio e de resgate.

“Podemos agora oferecer uma gama muito moderna e abrangente de caminhões pesados ​​no mercado para serviços de emergência e bombeiros”, reforça em nota Lars Franck, gerente de produto de ofertas de veículos especiais da Volvo Trucks. “As novas variantes do Volvo FM e Volvo FMX são projetadas para fornecer aos membros dos serviços de emergência um ambiente de cabine dupla com padrão de classe mundial.”

Para a nova cabine, a Volvo privilegiou segurança, espaço e ergonomia em vista a proporcionar as melhores condições possíveis a motorista e equipe. O habitáculo acomoda até nove profissionais, comporta amplas janelas, traz espelhos retrovisores maiores e, como opcional, a fabricante oferece conjunto de oito câmeras ao redor do veículo.

Por dentro, o teto é mais alto para um ambiente arejado e espaçoso, com 1,60 metro na parte da frente e 1,61 m atrás. A abertura das portas também recebeu atenção a fim de proporcionar agilidade para entrar e sair, além dos degraus de acesso terem recebido revestimento antiderrapante e iluminação. O interior ainda contempla diversos compartimentos para acondicionar equipamentos, como capacetes e luvas.

O desenvolvimento também providenciou facilidades para encarroçador com objetivo de acelerar as entregas do veículo. Para as encomendas com a nova cabine, os componentes são instalados em locais que facilitam o processo de construção da carroceria e tudo preparado para a conexão dos sistemas elétrico e pneumático, deixando a parte do chassi atrás da cabine livre.

Os caminhões configurados com o novo habitáculo podem sair de fábrica como 4×2 ou 4×4, equipados com motores de 11 ou 13 litros com tecnologias Euro 3, 5 ou 6 e dotados de tomada de força de até 2.000 Nm.

LEIA MAIS

→Volvo FH 540 encerra 2020 como o caminhão mais vendido do País

→Volvo inicia venda de caminhão elétrico na América do Norte

→Volvo terá linha completa de caminhões elétricos em 2021


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás