Produto

Volvo lança cabine dupla para as linhas FM e FMX

Versão para aplicação em veículos de emergência acomoda equipes de até nove pessoas

A Volvo, em parceria com encarroçadores europeus, desenvolveu uma nova versão de cabine dupla para configurar caminhões de serviços salvamento e incêndio das linhas FM e FMX. A fabricante acredita ter providenciados argumentos mais fortes para atender um mercado em torno de 3 mil unidades anuais na Europa, dentre veículos de combate a incêndio e de resgate.

“Podemos agora oferecer uma gama muito moderna e abrangente de caminhões pesados ​​no mercado para serviços de emergência e bombeiros”, reforça em nota Lars Franck, gerente de produto de ofertas de veículos especiais da Volvo Trucks. “As novas variantes do Volvo FM e Volvo FMX são projetadas para fornecer aos membros dos serviços de emergência um ambiente de cabine dupla com padrão de classe mundial.”

Para a nova cabine, a Volvo privilegiou segurança, espaço e ergonomia em vista a proporcionar as melhores condições possíveis a motorista e equipe. O habitáculo acomoda até nove profissionais, comporta amplas janelas, traz espelhos retrovisores maiores e, como opcional, a fabricante oferece conjunto de oito câmeras ao redor do veículo.

Por dentro, o teto é mais alto para um ambiente arejado e espaçoso, com 1,60 metro na parte da frente e 1,61 m atrás. A abertura das portas também recebeu atenção a fim de proporcionar agilidade para entrar e sair, além dos degraus de acesso terem recebido revestimento antiderrapante e iluminação. O interior ainda contempla diversos compartimentos para acondicionar equipamentos, como capacetes e luvas.

O desenvolvimento também providenciou facilidades para encarroçador com objetivo de acelerar as entregas do veículo. Para as encomendas com a nova cabine, os componentes são instalados em locais que facilitam o processo de construção da carroceria e tudo preparado para a conexão dos sistemas elétrico e pneumático, deixando a parte do chassi atrás da cabine livre.

Os caminhões configurados com o novo habitáculo podem sair de fábrica como 4×2 ou 4×4, equipados com motores de 11 ou 13 litros com tecnologias Euro 3, 5 ou 6 e dotados de tomada de força de até 2.000 Nm.

LEIA MAIS

→Volvo FH 540 encerra 2020 como o caminhão mais vendido do País

→Volvo inicia venda de caminhão elétrico na América do Norte

→Volvo terá linha completa de caminhões elétricos em 2021


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás